Pesquisar notícia
terça,
17 mai 2022
PUB
Concelhos

VN Barquinha: Trilho Panorâmico do Tejo deverá abrir ao público no final de fevereiro

18/01/2022 às 17:15
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Com início em outubro de 2021, continuam a decorrer os trabalhos de construção do Trilho Panorâmico do Tejo, no concelho de Vila Nova da Barquinha.

Está em curso a empreitada de melhoria do acesso ao Cais Pai-Avô, na freguesia de Praia do Ribatejo. A intervenção prevê a execução de um pavimento de calçada para acesso ao rio, que procura dotar o atual caminho em terra batida de resistência e condições de circulação pedonal e viária, permitindo o acesso de pessoas e veículos ao rio Tejo, com vista à recolha e largada de embarcações de pequena e média dimensão.

Junto ao rio serão colocadas estruturas para estadia dos pescadores, sendo uma mais valia para os utilizadores da rampa de acesso ao rio, bem como os visitantes do Trilho Panorâmico do Tejo, para repouso e contemplação da paisagem ribeirinha.

A requalificação do caminho contribuirá para lhe dar forma, garantindo em simultâneo a sua perfeita integração na paisagem. A rampa foi repensada, aumentando o seu comprimento e largura de forma a garantir e possibilitar a manobragem de atrelados de barcos para colocação na água, criando assim condições de melhor acessibilidade ao rio, possibilitando a realização de atividades de lazer num cais histórico para a Freguesia da Praia do Ribatejo e para o concelho de Vila Nova da Barquinha.

Integrado no projeto Rotas e Percursos do Médio Tejo, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal, o percurso do Trilho Panorâmico do Tejo tem uma extensão de cerca de 10,5 quilómetros à beira rio, entre a foz do rio Zêzere, em Constância, e Vila Nova da Barquinha, permitindo aos visitantes um contacto único com a natureza, num cenário de enorme beleza paisagística. Com passagem no Castelo de Almourol, monumento nacional que em 2021 assinalou o seu 850.º aniversário, o trajeto dispõe de passadiços, corrimões, miradouros e áreas de lazer ao longo de toda a extensão. O Fluviário Foz do Zêzere, a Igreja Matriz de Tancos, o Parque de Escultura Contemporânea e o Centro de Interpretação Templário são outras atrações deste novo produto turístico, rico em património histórico e natural.

Ainda no concelho de Vila Nova da Barquinha merecem destaque a Igreja Matriz de Atalaia - monumento nacional recentemente alvo de obras de requalificação, o Centro Integrado de Educação em Ciências, a Galeria do Parque (com curadoria da Fundação EDP) ou o roteiro de Arte Pública, um projeto artístico com obras espalhadas pelas ruas das vilas e aldeias de todo o concelho.

O “Trilho Panorâmico do Tejo” deverá abrir ao público no final de fevereiro de 2022, estando, entretanto, a decorrer os trabalhos finais de limpeza de terrenos e de colocação de sinalética.

Foto: Município de Vila Nova da Barquinha