Pesquisar notícia
terça,
23 abr 2024
PUB
Concelhos

VN Barquinha: Tancos vai candidatar-se às 7 Maravilhas de Portugal - Aldeias

9/02/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Depois dos monumentos, da natureza, da gastronomia, das praias e das construções portuguesas edificadas além-fronteiras, a iniciativa 7 Maravilhas de Portugal vai agora à procura das aldeias nacionais. A competição arrancou esta terça-feira, 7 de fevereiro, começando pela fase de candidaturas. Até 7 de março as aldeias podem inscrever-se em 7maravilhas.pt.

Depois disso, são selecionadas 49 pré-finalistas que passam à fase das galas que serão transmitidas na RTP.

Mas a novidade começa com a participação de um das nossas aldeias. Tancos está a elaborar a candidatura e conta com o apoio do Município de Vila Nova da Barquinha.

O presidente Fernando Freire contou que “quando tomou conhecimento do concurso, o presidente da Junta de Freguesia de Tancos, o Miguel Homem, assumiu logo uma possível candidatura. Achei interessante até devido à sua localização, a proximidade do rio, o enquadramento com Almourol…

O autarca lembrou ainda que, em 1989, “a vila de Tancos, pela sua natureza e pela sua geometria arquitetónica, foi premiada como Vila Florida da Europa”.

O que se pretende é “dar alguma cor à vila, fazer a sua requalificação em termos de toponímia e indicações e faria todo o sentido, devido ao seu enquadramento paisagístico, que integrasse esta candidatura”.

O Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha está a dar todo o apoio a esta candidatura que está, para já, “em construção”.

As 49 aldeias pré-finalistas são reveladas de 15 a 31 de março e a 7 de abril tem início o período de “campanha” por parte dos promotores das candidaturas. De julho a 20 de agosto são escolhidas as 14 finalistas, através de votação popular.

Poderá eleger a sua aldeia preferida em sete categorias distintas: Aldeias “Monumento”, “de Mar”, “Ribeirinhas”, “Rurais”, “Remotas”, “Autênticas” e “em Áreas Protegidas”.

A final realiza-se a 3 de setembro, quando serão conhecidas as 7 aldeias vencedoras.