Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
Abrantes

Tramagal, Rossio ao Sul do Tejo, Souto e Mouriscas vão ter os lares requalificados

9/02/2022 às 12:18
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Centro Social do Souto

Na reunião do Executivo da Câmara de Abrantes, realizada no dia 8 de fevereiro, o presidente Manuel Jorge Valamatos referiu ter estado reunido com as IPSS do concelho e avançou que algumas se candidataram a fundos comunitários e vão ver a construção de novas residências para idosos. À Antena Livre, Manuel Jorge Valamatos explicou que “há um conjunto de IPSS que nós sabemos que têm intenção de apresentar projetos no âmbito do PRR. No entanto, no âmbito do PARES, um programa do Governo, houve quatro instituições que viram os seus projetos aprovados”.

Essas instituições são o Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Oliveira, em Tramagal, “que vai, de facto, construir um novo Lar, de raiz”, o Centro Social Paroquial de Rossio ao Sul do Tejo “que está já em obras de requalificação de toda a sua infraestrutura e valorização do espaço”, o Centro Solidariedade Social do Souto “também com um trabalho extraordinário de requalificação e valorização do edifício” e também a ACATIM – Associação Comunitária de Apoio à Terceira Idade de Mouriscas, “que viu um projeto aprovado no âmbito da eficiência energética e da melhoria das suas instalações”.

Em Rossio ao Sul do Tejo, Souto e Mouriscas trata-se “de valorizar o que já existe e melhoria das condições estruturais e organizativas que têm, mantendo postos de trabalho e criar dinâmicas de apoio aos nossos idosos, que é o que temos que apoiar e nos preocupa. Temos que estar ao lado destas instituições que estão a fazer um grande investimento e estamos a falar de mais de dois milhões de euros nestas quatro instituições”.

Manuel Jorge Valamatos assumiu que “o Município quer estar ao lado destas IPSS para que, por um lado, se melhorem as condições dos nossos idosos e, por outro lado, isto cria postos de trabalho e novas dinâmicas profissionais. Estamos atentos, temos vindo a acompanhar e a fazer reuniões e, em breve, apresentaremos aquilo que será o apoio do Município para estas ações”.

Quanto ao início das obras, “o Rossio já está em processo de obra propriamente dita, o Tramagal, Souto e Mouriscas entrarão o mais depressa possível”.