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18 jul 2024
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Abrantes

SMA simplificam comunicação da leitura da água com recurso à Inteligência Artificial

1/07/2024 às 12:48
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“Reforçando o compromisso em proporcionar serviços mais eficientes e acessíveis à comunidade”, os Serviços Municipalizados Abrantes (SMA) informam, em nota de imprensa, que está disponível a partir de hoje, dia 1 de julho, um processo de simplificação de comunicação das leituras de consumos de água.

A linha telefónica de leituras dos SMA, disponível através do número 241 360 123, passa a estar disponível todo o ano, 24 horas por dia, e em simultâneo com múltiplas chamadas, proporcionando uma maior conveniência aos munícipes na altura da comunicação das suas leituras, que decorre da implementação de um sistema de inteligência artificial.

O novo sistema opera através da comunicação por voz ou teclado, simplificando significativamente o processo para os utilizadores. Ao ligar para a linha de leituras, os clientes necessitam apenas de fornecer o seu número de cliente e a leitura atual, que é registada de forma automática por voz ou teclado. O sistema tem capacidade de realizar um cruzamento automático com os consumos anteriores, recorrendo à inteligência artificial. Se a leitura fornecida divergir de forma significativa do padrão habitual, o sistema emitirá um aviso, que tem como principal objetivo evitar equívocos e assegurar a precisão das leituras, “promovendo assim uma gestão mais eficaz e confiável dos dados de consumo”.

Em complemento, foi implementado um sistema de alerta multicanal, através do envio de SMS, notificação através da APP Abrantes360 e envio de email. Este alerta será enviado aos clientes no dia de início do período de envio da contagem, relembrando a importância do envio atempado da contagem, razão pela qual é fundamental que os clientes mantenham os seus contactos devidamente atualizados junto dos SMA.

A implementação destas novas funcionalidades insere-se no âmbito do processo de modernização dos SMA, “visando melhorar a comunicação com os munícipes”.