Abrantes Acesso a Casais de Revelhos vai ter pontão novo (c/áudio)
A depressão Cláudia deixou um problema grave em Casais de Revelhos cuja solução passa pela construção de um novo pontão, no local designado como ponde entre ribeiras.
A inundação provocada pelas chuvas intensas causou danos na estrutura do pontão, o que levou à interdição de circulação de veículos pesados até ser encontrada uma solução. Na altura foi equacionada uma nova travessia com recurso a ponte militar, mas a decisão técnica acabou por passar pela construção de um pontão novo.
Na reunião do executivo municipal de Abrantes desta terça-feira, dia 9, o vereador do PSD, João Morgado, questionou o presidente da Câmara sobre este assunto.
Na mesma intervenção o vereador quis saber mais pormenores sobre o abatimento na Estrada nacional 3, entre Abrançalha e Rio de Moinhos, mesmo sabendo que a estrada é da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal. Neste campo o vereador social democrata questionou, em jeito de sugestão, a requalificação da estrada da Feia, que permite uma ligação alternativa entre estas duas localidades, sem ser pela A23
João Morgado, vereador CM Abrantes
Sobre Casais de Revelhos, na resposta, o presidente da Câmara de Abrantes indicou que a solução decidida foi mesmo a construção de um pontão novo.
De seguida o vereador João Gomes deu uma explicação mais técnica, referindo que está em curso o processo para aquisição de um projeto de construção de um pontão novo. Ao mesmo tempo, está a ser “desenhada” uma solução para uma passagem temporária da linha de água que possa funcionar no período em que estiver a ser construído o novo pontão.
Manuel Jorge Valamatos referiu uma outra possibilidade que pode estar em cima da mesa, em alternativa ao estradão que liga Casais de Revelhos a Sentieiras.
Trata-se de uma ligação entre Casais de Revelhos e a quinta onde funciona o Projeto Homem. Haverá uma necessidade de criar uma conduta de abastecimento de água entre os dois locais, e uma intervenção dupla poderia resolver uma ligação a Casais de Revelhos mais curta que a estrada para Sentieiras. Mas, neste campo, a possibilidade dependerá sempre de um acordo com a Paróquia de Abrantes.
Manuel Jorge Valalatos, presidente, e João Gomes, vereador CM Abrantes
Já sobre a Estrada Nacional 3, o presidente da Câmara disse que a intervenção foi da Infraestruturas de Portugal. Mas a origem do abatimento pode ter sido causado por uma intervenção anterior de reparação dos rails de proteção que podem ter perfurado uma conduta de abastecimento de água.

em relação à ligação entre Abrançalha e Rio de Moinhos, pela estrada da Feia, o autarca diz que do lado de Rio de Moinhos já foi feita uma intervenção, faltará agora do lado de Abrançalha. “Temos de perceber, com a Junta de Freguesia, como é que poderá ser feita a intervenção”, disse o presidente da Câmara. Mas pode ser uma boa solução para uma alternativa à Nacional 3.
Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes
Explicações sobre os problemas causados pelo mau tempo no concelho de Abrantes, sendo o pontão entre ribeiras, em Casais de Revelhos, a situação mais grave que vai ser resolvida com a construção de uma nova travessia.