Pesquisar notícia
domingo,
28 abr 2024
PUB
VN Barquinha

Rota dos Templários proporciona visita imersiva ao Castelo de Almourol

10/06/2023 às 16:52
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

É a grande novidade dos próximos tempos...

Em fase final de implementação no edifício do Centro Cultural / Posto de Turismo / Centro de Interpretação Templário de Almourol (CITA), a vertente imersiva da “Rota dos templários – Vila Nova da Barquinha”, abrirá ao público no início do verão.

A nova “Sala de visita imersiva ao Castelo de Almourol” é uma experiência que proporciona a visita ao monumento num ecrã 180º, garantindo a acessibilidade quer informativa quer a pessoas de mobilidade condicionada, sendo um verdadeiro atrativo para os turistas que procuram a temática dos Templários, valorizando o território numa visão intrínseca e na perspetiva da narrativa, destacando os pontos emocionais dos factos com recurso à tecnologia.

Trata-se de uma nova visão da interpretação do património enquanto oportunidade para o desenvolvimento de produtos turísticos, capazes de estabelecer uma comunicação única com o visitante, permitindo-lhe relacionar-se com o destino de uma forma inovadora, pessoal e enriquecedora, influenciando o processo interpretativo.

“A musealização virtual está a ser terminada e é o último projeto da Rota dos Templários”, confirma o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha. “É um espaço para quem não pode ir ao Castelo” e é um projeto que integra a Rota dos Templários, projeto intermunicipal de Tomar, Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha sendo que “Vila Nova da Barquinha é o município que está mais avançado no programa”.

Fernando Freire lembrou também que “estamos a preparar o futuro Congresso Internacional dos Templários que vai ser em outubro”.

A ligação estreita entre o território do concelho de Vila Nova da Barquinha e a temática templária está espelhada no CITA, um espaço com exposição permanente, suportada em elementos gráficos como fotografias, ilustrações, infografia e textos, espaço de exposições temporárias dotado de vitrinas para exibição de peças e uma sala de projeção de filmes sobre a temática templária.

A intervenção, proposta no projeto “Centro de Interpretação Templário de Almourol”, contribui para, em complemento com a oferta cultural e artística existente, promover a criação e a atração de novos públicos ao centro da Vila, acrescentando a temática templária à arte e à vertente ambiental existente no parque ribeirinho. Potencia a visitação do centro histórico, alavancando os investimentos privados existentes na área da hotelaria e da restauração, ao mesmo tempo que cria novas oportunidades de negócio interligadas com esta temática e o turismo cultural e religioso, fomentando a criação de novos postos de trabalho.

Por outro lado, a “Biblioteca/Arquivo” incluída no CITA constitui um projeto inovador a nível nacional, sendo a primeira Biblioteca/Arquivo aberta ao público, única e exclusivamente sobre a temática templária. Trata-se de uma iniciativa de valorização do património existente na região, verificado pela necessidade de compilação de publicações e obras sobre o tema.

Num só espaço, será possível a consulta de obras, bem como a visitação de um centro que se irá apresentar ao público com uma perspetiva interativa.

Como complemento ao investimento inicial no CITA, o projeto “Rota dos Templários” representa um investimento de cerca de 50.600,00€ elegíveis, co-financiado igualmente pelo Turismo de Portugal em 70%.

A Rota dos Templários terá, em breve, um site e uma app própria e sinalética a condizer.

Vila Nova da Barquinha é um dos municípios que assinou o protocolo de colaboração, juntamente com outros municípios e entidades do setor, para a implementação da ‘Rota dos Templários’ em Portugal, uma rede que tem condições para integrar a Rota Templária Europeia. Assinaram o referido protocolo o Turismo de Portugal, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, o Município de Arronches, o Município de Castelo Branco, o Município de Ferreira do Zêzere, o Município de Mogadouro, o Município de Nisa, o Município de Pombal, o Município de Sabugal, o Município de Soure, o Município de Tomar, o Município de Vila Nova da Barquinha e o Município de Vila Velha de Ródão.