Pesquisar notícia
terça,
23 jul 2024
PUB
Abrantes

Praias fluviais de Aldeia do Mato e Fontes hastearam Bandeira Azul

8/07/2024 às 14:37
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Bandeira Azul, atribuída pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), foi hasteada na quinta-feira, dia 4 de julho, nas praias fluviais de Aldeia do Mato e de Fontes.

 A Praia Fluvial de Aldeia do Mato recebe pela 14.ª vez a Bandeira Azul, tendo também hasteado a bandeira de Praia Acessível e foi também galardoada com a bandeira “Qualidade de Ouro” atribuída pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza devido a cumprir com os critérios “qualidade de água excelente” nas cinco épocas balneares anteriores à última.

No caso da Praia Fluvial de Fontes, a funcionar desde 2018, esta é a 6.ª vez que recebe a Bandeira Azul, sendo que esta praia fluvial recebeu este galardão pela primeira vez em 2019. A Praia Fluvial de Fontes está classificada como água balnear de qualidade excelente desde 2021, pelo que ainda não perfez as cinco épocas balneares anteriores à última para poder vir a ser galardoada com “Qualidade de Ouro”. Neste caso, se a água continuar a manter a qualidade excelente como até agora, o Município de Abrantes tem a expetativa da Praia Fluvial de Fontes poder vir a obter a referida distinção no ano de 2027.

O presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, e o presidente da União de Freguesias de Aldeia do Mato e Souto, Álvaro Paulino, juntamente com os empresários responsáveis pelas respetivas concessões hastearam a Bandeira Azul na Praia Fluvial de Aldeia do Mato, seguindo-se o hastear da Bandeira Azul na Praia Fluvial de Fontes.

Manuel Jorge Valamatos destacou que estas praias “são duas estruturas capazes de responder às necessidades dos seus utilizadores” e que “hoje já vemos aqui centenas de pessoas, quer do concelho, quer de fora que nos procuram neste espaço natural extraordinário”. Salientou que “queremos retomar a ideia de podermos ter mais uma ou duas praias nos próximos anos, devidamente credenciadas e com condições para quem nos visita”. O presidente da Câmara Municipal de Abrantes destacou ainda a questão da segurança nas praias fluviais do concelho de Abrantes, salientando que as mesmas cumprem todas as regras e têm nadadores-salvadores, e que “quer nesta praia em Aldeia do Mato, quer na aldeia das Fontes temos excelentes condições para que as pessoas possam vir e, desde que também cumpram as regras, estão sempre em segurança”, pois “todas as praias têm os seus perigos e é bom que cada cidadão consiga perceber a perigosidade”. Referiu ainda que “aqui a profundidade é mais agressiva”, a “profundidade é enorme”, alertando cada um para os cuidados a ter nestas duas praias com ”espaço natural absolutamente extraordinário”.

A Bandeira Azul é um certificado de qualidade ambiental que distingue o esforço de diversas entidades, no sentido da melhoria do ambiente marinho, costeiro, fluvial e lacustre e é atribuída anualmente às zonas balneares e marinas que cumpram um conjunto de critérios nas áreas da informação, educação e gestão ambiental, segurança e serviços, qualidade da água balnear, responsabilidade social e envolvimento comunitário.

As praias fluviais de Aldeia do Mato e de Fontes dispõem de um conjunto de estruturas de apoio aos banhistas e visitantes.

Praia Fluvial de Fontes

 

Galeria de Imagens