No próximo dia 29 de agosto, o Pavilhão Desportivo Municipal da Sertã acolhe mais uma iniciativa de Colheita de Sangue, das 9 às 13 horas e das 14h30 às 18 horas. À semelhança das iniciativas anteriores, a Colheita de Sangue é realizada pelo Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra, com o apoio do Município da Sertã.
Recordando que “na altura do verão as reservas de sangue tendem a diminuir nos hospitais”, Cristina Nunes, vereadora da Câmara Municipal da Sertã com o pelouro da Ação Social e Saúde, refere que “este tipo de iniciativas revestem-se de elevada importância, contribuindo para a estabilização das reservas de sangue, para que não falte sangue nos hospitais”. “Fica lançado o apelo à população, que cumpre os requisitos, para que dê sangue e, deste modo, ajude a salvar vidas.”, reforçou a autarca.
Para dar sangue, é necessário ter pelo menos 50 kg de peso, idade entre 18 e 65 anos (as pessoas candidatas com 17 anos podem fazê-lo mediante consentimento dos pais) e ser saudável. O limite de idade para a primeira dádiva é 60 anos. Antes da dádiva de sangue, o dador deverá ter alguns cuidados: reforçar a hidratação com líquidos como água ou chá no dia anterior e no próprio dia, evitar grandes períodos de exposição solar, tomar sempre o pequeno almoço e não fazer uma refeição abundante previamente à dádiva. Após a dádiva de sangue, deverá manter a hidratação, evitar grandes períodos de exposição solar e evitar o exercício físico no dia da dádiva.