Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Constância

Passeio pedestre interpretativo «Vêm aí os franceses!» relembra as invasões

7/11/2023 às 12:28
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A 24 de novembro de 1807, as tropas de Napoleão entram em Punhete…

E foi há precisamente 216 anos que o general Junot e o seu exército passaram por Constância, deixando um rasto de violência, destruição e pilhagens. Levando Veríssimo José de Oliveira a afirmar “…os invasores Franceses arruinaram o Reino, e particularmente esta vila, não deixando pedra sobre pedra. … e terra alguma do Ribatejo se pode equiparar com esta na ruína … a paroquial de S. Julião, que era – um monte de oiro -… está reduzida à maior indigência”.

O Museu dos Rios e das Artes Marítimas vai organizar um passeio pedestre onde os participantes neste passeio histórico serão convidados a recuar a novembro de 1807 e a calcorrear o chão por onde passaram os franceses, redescobrindo as marcas e os vestígios da passagem destes, assim como as histórias e as lendas relacionadas com este acontecimento histórico, que foram passando de geração em geração, e que chegaram aos dias de hoje.

«Vêm aí os franceses!» é um passeio pedestre interpretativo pela vila de Constância, numa distância de cerca de 3 km, com grau de dificuldade fácil e uma duração prevista de 3 horas, cujo ponto de encontro está agendado para o largo da Igreja Matriz de Constância no dia 25 de novembro.

O passeio interpretativo, tem inscrição gratuita, mas obrigatória. Assim, os interessados deverão efetuar a sua inscrição até 23 de novembro, através do correio eletrónico museu.rios@cm-constancia.pt ou através do telefone 249 730 053.