Pesquisar notícia
quarta,
17 ago 2022
PUB
Concelhos

Parque ArqueoSocial único na Península Ibérica já abriu (C/ÁUDIO E FOTOS)

3/07/2022 às 10:39
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Inauguração do Parque ArqueoSocial

Quem passar pela encosta do Calvário em Mação, pode observar no meio do bosque algumas construções. Vedações feitas com paus e umas cabanas de paus ou com telhado de palha. Esta é a explicação simples do que se vê. Mas se quiser aprofundar mais o que está ali construído pode entrar no Parque Arqueosocial de Mação, inaugurado no dia 1 de julho de 2022.

O parque fica situado numa encosta acima das piscinas municipais de ar livre e terá quadro estruturas diferentes: O Paleolítico (os caçadores do período glaciar, anterior à nossa vida hoje), o Neolítico (os primeiros agricultores), o Calcolítico (os primeiros metalurgistas) e a Idade do Bronze (as primeiras sociedades hierárquicas, as primeiras sociedades guerreiras). A explicação foi feita por Luiz Oosterbeek.

Luiz Oosterbeek

Pedro Cura explicou, depois, em detalhe, as construções que estão feitas e que precisam sempre de ter muita manutenção. Por isso é um parque em que os visitantes, crianças ou seniores, vão poder ter essas experiências de poder construir objetos mas, ao mesmo tempo, poderem perceber como funcionavam as sociedades naqueles quatro períodos.

Trata-se do único parque, a esta escala, da Península Ibérica.

Antes da pré-história foi feita a inauguração das obras de requalificação das piscinas de ar livre de Mação. Obra feita pela Construmação e pela Destaque e Rigor, duas empresas do concelho, num investimento de cerca de 600 mil euros executados exclusivamente pelo Município.

Já na Feira Mostra, Vasco Estrela, presidente da Câmara de Mação vincou que a piscina “tem 51 anos, mais ou menos a idade do presidente da Câmara, e precisava de ser requalificada.”

Vasco Estrela

Vasco Estrela avançou depois para as empresas do concelho que em 2021 conquistaram a distinção de “PME Líder” e “que têm aqui a sua sede. A Câmara tem feito todos os possíveis para ajudar naquilo que são as suas atividades.”

Entre a gastronomia e a Feira Mostra a noite teve ainda a apresentação da Carta Cultural do concelho, um documento que regista o Património Imaterial de Mação.

PME Líder 2021

António Costa Dias Lda - Panificação

Construmacão Lda - Construções e terraplanagens

Distrimacão Lda - Supermercados

Indústrias Vip unipessoal - Fabricação de Produtos Químicos

Monteiro Lda - Serração de madeira

Foresmad Lda - Gestão Florestal