Pesquisar notícia
domingo,
28 abr 2024
PUB
JMJ

Paróquias de S. João e S. Vicente apresentam programa «Dias nas Dioceses» para grupo de jovens noruegueses (c/áudio)

19/07/2023 às 12:42
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

As Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) estão a agitar o país a todos os níveis. É o evento que vai trazer a Portugal, principalmente Lisboa e Fátima, o maior número de visitantes num curto espaço temporal. Numa semana, de 1 a 6 de agosto, é esperado que no nosso país cerca de um milhão e meio de visitantes.

Mas se as jornadas têm a concentração em Lisboa (Parque Tejo e Parque Eduardo VII) e em Fátima, principalmente com a visita do Papa Francisco, os jovens oriundos dos quatro cantos do mundo começam a chegar uma semana ante do início das Jornadas. E este “movimento” foi designado por pré-Jornadas os Dias nas Dioceses e engloba as dioceses de Portugal continental, exceção feita a Lisboa, Setúbal e Santarém que são as dioceses das Jornadas.

E o desafio feito às dioceses e destas às paróquias foi o de poderem receber na semana anterior ao evento os jovens, num acolhimento em famílias e, paralelamente, criar um programa de ocupação nestes dias. Cada paróquia organiza as suas atividades e os seus grupos.

As Paróquias de S. João e S. Vicente, de Abrantes, apresentou esta semana o seu programa de atividades para estes dias, com incidência num grupo de noruegueses que aqui vai assentar.

Ao longo de meses que um grupo coordenado por André Silva, sempre com a proximidade do pároco António Castanheira, identificou as famílias disponíveis para fazer este acolhimento. E aquilo que, na prática acontece é que os jovens vão dormir, fazer a higiene diária e tomar o pequeno-almoço junto das famílias. Todo o restante tempo está enquadrado nas várias iniciativas preparadas para os ocupar.

E num contexto de partilha a coordenação enquadrou as necessidades particulares de alguns jovens com as famílias.

André Silva deixou a nota do que podem ser algumas dificuldades ou dúvidas das famílias, mas com a convicção que, à boa maneira portuguesa, serão facilmente ultrapassadas.

 

André Silva, comité organizador 

Maria Nascimento Silva e Luís Filipe Pires são dois dos cerca de 20 jovens envolvidos nas várias comissões dos Dias na Diocese nas duas paróquias de Abrantes. Cada paróquia tem o seu grupo de voluntários, divididos em várias comissões por forma a que nada falhe nesta receção.

Os jovens explicaram o programa preparado para ocupar os peregrinos que serão recebidos no dia 26 com um momento cultural a que se seguirá uma oração.

Depois, os dias 27 a 30, serão preenchidos com diversas atividades, sendo que o jantar de dia 30 será a refeição feita em família, ou seja, em que as famílias de acolhimento vão conviver com os jovens peregrinos.

 

Maria Nascimento Silva e Luís Filipe Pires, comité organizador 

O dia 31 de julho é o “Dia do Envio”, ou seja, o dia em que os jovens se despedem das dioceses, por onde “cirandaram” uma semana e haverão de seguir viagem para Lisboa ou para o local do acampamento.

E este é o dia alto da Diocese de Portalegre e Castelo Branco que vai concentrar em Abrantes, no parque Urbano de S. Lourenço, 3 mil peregrinos que nesta semana estão espalhados pelas diversas paróquias dos seus 5 arciprestados. Será em Abrantes que, pelas 10:30 acontecerá a “Eucaristia de Envio dos Jovens da Diocese” que terá, de seguida, um almoço partilhado pelo espaço e com a atuação de um DJ por volta das 14 horas.

Depois os peregrinos de diversos países vão seguir de Abrantes de comboio, fretado para o efeito, e autocarros até Lisboa, ou proximidade da capital. Ou seja, para os locais onde serão os respetivos acampamentos.

 

Padre António Castanheira

Para além do grupo de noruegueses, as paróquias de S. João e S. Vicente recebem ainda 3 peregrinos de Dominica e dois padres brasileiros.

O padre António Castanheira indicou ainda que no concelho de Abrantes a Paróquia de Alferrarede vai receber um grupo de 98 peregrinos iraquianos, as Paróquias de Martinchel, Souto e Fontes vão acolher 49 hondurenhos e a de Mouriscas mais 43 peregrinos das Honduras. Rossio ao Sul do Tejo e Pego acolhem 136 franceses e há ainda a registar um outro grupo de 32 jovens da Companhia de Jesus que vão ficar no concelho de Abrantes numa outra atividade preparatória da sua presença na JMJ.

Das paróquias de Abrantes (S. João e S. Vicente) vão participar 77 jovens na Jornada, sendo que há alguns inscritos de outras paróquias que se vão juntar a este grupo.

Padre António Castanheira

Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer entre os dias 01 e 06 de agosto deste ano, com as principais cerimónias a terem lugar no Parque Eduardo VII e no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

O primeiro encontro aconteceu em 1986, em Roma, tendo já passado, nos moldes atuais, por Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

A edição deste ano, que será encerrada pelo Papa, esteve inicialmente prevista para 2022, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19.

O Papa Francisco foi a primeira pessoa a inscrever-se na JMJ Lisboa 2023, no dia 23 de outubro de 2022, no Vaticano, após a celebração do Angelus.

Galeria de Imagens