Pesquisar notícia
domingo,
26 mar 2023
PUB
Mação

Novos alunos de Mestrado em Paisagens Culturais já chegaram

24/02/2023 às 11:55
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Teve lugar na quarta-feira, 22 de fevereiro, a sessão de receção e apresentação dos nos 20 alunos que estarão em Mação até final de junho para mais um ano letivo. Mação recebe anualmente vários alunos estrangeiros do mestrado Erasmus Mundos JMD Dyclam (Dinâmicas das Paisagens Culturais e Gestão Patrimonial).

São alunos provenientes da Argélia, Arménia, Brasil, China, Filipinas, França, Índia, Líbano, Marrocos, México, Moldávia, Quénia, Ruanda, Senegal, Tunísia e Venezuela que, em Mação, dão continuidade aos seus estudos académicos.

Esta quarta-feira, após a receção, os alunos visitaram as instalações do futuro Núcleo Museológico do Presunto, em Envendos. Na quinta-feira, visitaram o Núcleo Museológico de Ortiga dedicado ao rio Tejo e à pesca.

 

Mestrado em Paisagens Culturais

A par do ocorrido nos anos transatos, são formados vários grupos de trabalho no âmbito da disciplina de projeto aplicado que conduzirão os alunos ao contacto direto com a comunidade maçaense “numa enriquecedora partilha de saberes e vivências”.

O Mestrado Dyclam (Dynamics of cultural landscapes and heritage management) tem a duração de dois anos, em regime de mobilidade de formação nos quatro países que o promovem.

Desde fevereiro, e durante os cinco meses que vão estar em Mação, os 20 alunos têm formação em Gestão Integrada do Património, integrando o património e a arqueologia na economia e no desenvolvimento social, uma das especialidades mais reconhecidas internacionalmente de entre as que o Instituto Terra e Memória (ITM) de Mação, com o Centro de Estudos Politécnicos de Mação (IPT), possui.

O ITM de Mação é um centro de investigação, inovação e desenvolvimento, criado pelo IPT com a Câmara Municipal de Mação e outras organizações, a que se associaram universidades estrangeiras.

Faz hoje parte do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra, e tem também uma extensão no Brasil. Orienta projetos em mais de dez países sendo especialmente conhecido em três campos: gestão do território (incluindo gestão patrimonial e de museus), arte rupestre e tecnologias da pré-história.

Fotos: Município de Mação

 

Galeria de Imagens