Pesquisar notícia
domingo,
28 abr 2024
PUB
Constância

Mural 25 Anos do Museu assinala Jornadas Europeias do Património

22/09/2023 às 11:28
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A inauguração do mural alusivo aos 25 anos do Museu dos Rios e das Artes Marítimas e o Percurso Pedestre Interpretativo Constância, Património Vivo são os dois eventos com os quais o Município de Constância vai assinalar as Jornadas Europeias do Património’2023, cuja temática é dedicada ao Património Vivo, iniciativas que estão agendadas para o próximo sábado, 23 de setembro, 9h30 e às 17h00.

O mural alusivo aos 25 Anos do Museu dos Rios e das Artes Marítimas, é uma obra da autoria do pintor constanciense José Paulo Nobre, que trouxe para o jardim do Museu dos Rios e das Artes Marítimas, as temáticas do museu, enaltecendo e salvaguardando os diversos patrimónios de Constância. A obra que agora vai ser inaugurada pelas 17h00 do próximo sábado, assinala os 25 Anos do Museu dos Rios e das Artes Marítimas, data que se tem vindo a comemorar durante este ano de 2023.

Recorde-se que 11 de abril de 1998 foi a data de abertura do Museu dos Rios e das Artes Marítimas, um espaço que visava, essencialmente, a salvaguarda do património ligado aos rios e às artes marítimas.

Celebrando os seus 25 anos, e com o intuito de fazer uma festa em torno do património, o Museu dos Rios e das Artes Marítimas deu início às suas festividades de bodas de prata, no passado dia 11 de abril, tendo como primeira iniciativa a apresentação do logótipo, que consiste na imagem das comemorações, as quais contemplam um conjunto variado de iniciativas, como oficinas, espetáculos, música, dança, feira do livro, realização de um mural, percurso pedestre, visitas guiadas, etc.

O Percurso Pedestre Interpretativo, aliando-se à temática deste ano das Jornadas Europeias do Património, é um percurso pela vila, numa distância de 5,5 km, com grau de dificuldade fácil e uma duração prevista de 3 horas, cujo ponto de encontro está agendado para o Jardim do Museu dos Rios e das Artes.

Organizado pelo Município através do Museu dos Rios e das Artes Marítimas e do Parque Ambiental de Santa Margarida, o Percurso Pedestre Interpretativo Constância, Património Vivo, tem inscrição gratuita, mas obrigatória. Assim, os interessados deverão efetuar a sua inscrição até 21 de setembro, através do correio eletrónico parqueambiental@cm-constancia.pt ou através do telefone 249 736 929.