Pesquisar notícia
sábado,
18 mai 2024
PUB
Vila de Rei

Município garante água segura na torneira dos consumidores

16/02/2023 às 16:43
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Vila de Rei é um dos Municípios que surge em evidência no estudo da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), relativo ao controlo da qualidade da água por concelho, em 2021, apresentando uma classificação de “Água Segura”.

De acordo com o Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal (RASARP 2022), agora publicado pela ERSAR, que sintetiza a informação mais relevante referente à caraterização e evolução do setor, incluindo a avaliação da qualidade do serviço prestado aos utilizadores, o benchmarking do desempenho das entidades gestoras, a monitorização legal e contratual e o enquadramento económico-financeiro do setor.

O Município de Vila de Rei, na qualidade de entidade gestora dos sistemas públicos de abastecimento de água para consumo humano, tem por obrigação legal, e no âmbito da implementação do Programa de Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano aprovado anualmente pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, a realização de um conjunto diversificado de análises laboratoriais.

Assim, durante o ano de 2021, foram analisados quase três centenas de parâmetros à qualidade da água sobre amostras de água colhidas em diferentes pontos da rede de distribuição, tendo-se obtido como resultado a conformidade legal em todos os parâmetros.

Com 100% das devidas análises realizadas, a água no concelho de Vila de Rei obteve uma conformidade situada no intervalo de ≥ 99 % da Escala de classificação para os indicadores do controlo da qualidade da água, comprovando a segurança e a qualidade da água que surge nas torneiras dos vilarregenses.

Em Portugal continental, importa registar a evolução significativa nos níveis da qualidade da água fornecida na torneira dos consumidores, podendo garantir-se hoje que 99 % da água é controlada e de boa qualidade (água segura), quando em 1993 este indicador se cifrava apenas nos 50 %.

O presidente da Autarquia vilarregense, Ricardo Aires, afirma que “o Município de Vila de Rei tem, ao longo dos últimos anos, concretizado um forte investimento na renovação da captação e reabilitação de reservatórios e condutas de distribuição de água. Os resultados dessas ações não podiam ser melhores, com Vila de Rei a surgir em destaque com pontuação de excelência atribuída no que respeita à sua segurança e qualidade. O serviço de fornecimento de água para consumo humano parece assim estar alcançado, mas ainda falta muito trabalho e muito caminho a percorrer no combate às perdas de água, ruturas e na promoção de mais eficiência neste sistema”.

Com este resultado, o Município vê assim reforçado o seu contributo para com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, mais concretamente com o ODS 6 - Água Potável e Saneamento, ou seja, garantir a disponibilidade e a gestão sustentável de água potável para todos, procurando-se aumentar a confiança dos consumidores e incentivar o consumo de água da torneira. Se a confiança na água da torneira melhorar, os cidadãos também podem contribuir para reduzir impacto no meio ambiente, reduzindo as emissões de CO2 e os resíduos de plástico de água engarrafada.

O Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal referente aos dados de 2021, encontra-se disponível em: https://www.ersar.pt/pt/site-comunicacao/site-noticias/Paginas/publica-relatorio-anual-rasarp-volume1-2023.aspx