Pesquisar notícia
terça,
16 abr 2024
PUB
Turismo

Município de Sardoal distinguido como destino turístico de sucesso em Portugal

25/02/2023 às 11:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Sardoal foi distinguido como um dos cinco municípios (4.º lugar) como destino turístico de sucesso em Portugal. A distinção, atribuída pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT). O galardão foi entregue ao presidente da Câmara Municipal, Miguel Borges, na quinta-feira, dia 23 de fevereiro, durante a Tourism Conference 2023, evento que decorreu em Vila Nova de Gaia.

De acordo com uma informação do Município de Sardoal, a cerimónia contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, da secretária regional de Turismo dos Açores, Berta Cabral, e do presidente da Região de Turismo do Centro, Pedro Machado.

Na sua intervenção, após receber a distinção, Miguel Borges referiu-se à região de uma forma que já não é nova. Ou seja, salientou que “no interior do país as pessoas têm tempo para usufruir da qualidade de vida que existe e que o Sardoal tem-se vindo a afirmar ao nível do turismo religioso, de natureza e cultural. Realçou que esta distinção é uma honra, mas também uma responsabilidade para o Município que estará atento e trabalhará para manter os bons indicadores e melhorar os outros.”

A avaliação que baseou os prémios analisou 17 indicadores: Proporção de superfície das áreas classificadas (%); Resíduos urbanos recolhidos por habitante (kg/ hab.); Proporção de massas de água com bom estado/ potencial ecológico (%);Água distribuída por habitante (m³/ hab.); Consumo doméstico de energia elétrica por habitante (kWh/ hab.); Emissões de CO2 eq por habitante (ton/hab); Total de crimes por 10000 habitantes; Disparidade no ganho médio mensal (Entre sexos - %) da população empregada por conta de outrem; Violência doméstica contra cônjuge ou análogos por 10000 habitantes; Intensidade turística (dormidas/100 habitantes); Densidade turística (dormidas/km2); VAB por trabalhador - Alojamento, restauração e similares (€); Taxa sazonalidade (%); Rev Par (€) nos estabelecimentos de alojamento turístico; Estada média (N.º) nos estabelecimentos de alojamento turístico; Taxa desemprego e Certificação do Município por entidade acreditada ou reconhecida pelo GST.

Iniciada em 2004, a Tourism Conference assume-se como um fórum para a partilha das melhores práticas internacionais e para a discussão de abordagens disruptivas no desenvolvimento e crescimento de destinos e empresas turísticas.