Pesquisar notícia
quarta,
21 fev 2024
PUB
Chamusca

Município atribuiu mais de 44 mil euros no apoio à compra de medicamentos

5/01/2024 às 17:10
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

No âmbito do programa “Abem: Rede Solidária do Medicamento”, o Município da Chamusca atribuiu, desde 2017, 153 cartões Abem, no valor de mais de 44 mil euros, permitindo o acesso à aquisição de medicamentos, prescritos e comparticipados pelo Estado Português, a pessoas em situação de vulnerabilidade.

O programa “Abem: Rede Solidária do Medicamento” é o programa solidário da Associação Dignitude, da qual o Município da Chamusca é parceiro social desde 2017, na referenciação dos agregados familiares elegíveis.

Através desta parceria foram referenciados, até ao dia 31 de dezembro 2023, 153 beneficiários de 80 famílias, totalizando 18.478 embalagens dispensadas. A 31 de dezembro de 2023, o número de beneficiários ativos do apoio do Programa Abem era de 52 pessoas, num universo de 34 agregados familiares. No concelho da Chamusca existem seis farmácias Abem aderentes ao programa, que podem ser consultadas em https://bit.ly/farmaciasabemchamusca.

De acordo com Cláudia Moreira, vice-presidente da Câmara Municipal da Chamusca, “o acesso à medicação tem de ser acessível a todos de forma digna, não podemos permitir que haja quem tenha de fazer escolhas, como prescindir da medicação para se poder alimentar. O Cartão Abem permite-nos erradicar essa realidade”.

 Ao juntar-se a esta causa solidária, o Município da Chamusca “contribui ativamente para o cumprimento dos seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) inscritos na agenda 2030. Este projeto inovador e inclusivo surge como uma resposta fundamental e reconhecida no combate à pobreza”.

Para se candidatarem a este apoio social, os interessados devem efetuar o pedido de marcação para Atendimento Social, junto do Serviço de Atendimento Integrado AI+ do Município, entidade referenciadora do Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento, através do número 800 100 116.

A Associação Dignitude é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que nasceu da parceria entre a Cáritas Portuguesa e Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Nacional das Farmácias e a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.