A Semana Europeia da Mobilidade é uma iniciativa organizada pela Comissão Europeia, à qual o Município de Vila de Rei se volta a associar, confirmando assim “o seu compromisso com a mobilidade sustentável como uma forma eficaz de combater as mudanças climáticas”. Este ano assinala-se a 23.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade, que decorre de 16 a 22 de setembro, subordinada ao tema “Espaço Público Partilhado”, constituindo uma oportunidade para testar novas formas de mobilidade e partilha do espaço público, de forma a garantir que todos podem circular em segurança e conforto num ambiente agradável, especialmente peões e ciclistas e avançar rumo a uma mobilidade mais sustentável para a Europa.
Com mais de 70% dos europeus a viver em zonas urbanas, o espaço público tornou-se escasso em muitas cidades. Um local com suficiente espaço para todas as pessoas, para a deslocação dos vários modos de transporte e para a realização de diversas atividades, oferece mais equidade social, mais segurança rodoviária, menos ruído, menos poluição atmosférica e uma melhor qualidade de vida. Por conseguinte, a partilha do espaço público traz muitos benefícios para a sociedade.
A Semana Europeia da Mobilidade pretende assim conscientizar os cidadãos sobre as consequências negativas do uso irracional dos carros tradicionais (com motores de combustão), tanto para a saúde pública quanto para o meio ambiente, e para promover os benefícios de usar formas de transporte mais sustentáveis como o transporte público, a bicicleta e os deslocamentos a pé.
Este ano, até à data, estão envolvidos 24 países e 587 cidades das quais 29 são portuguesas, incluindo Vila de Rei.
No âmbito desta campanha, o Município de Vila de Rei desafia todos os munícipes e seus visitantes a percorrerem o anel ciclável e pedonal em Vila de Rei, com ligação à aldeia de Cidreiro, ou a ciclovia paralela à Nacional 348, que liga Vila de Rei a Portela a pé ou utilizando o novo sistema de bicicletas elétricas (meioB).
Mais informações em: https://apambiente.pt/apa/semana-europeia-da-mobilidade-0.