Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Abrantes

Município assinou protocolo com IHRU para criação de 51 novos fogos para arrendamento acessível

26/06/2023 às 10:31
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Câmara Municipal de Abrantes e os restantes municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) assinaram na sexta-feira, 23 de junho, um protocolo de colaboração com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) que, no caso de Abrantes, implica uma verba de 7,5 milhões de euros para a reabilitação de 51 fogos que serão transformados em habitação para arrendamento a custos acessíveis.

No âmbito deste protocolo, o Município de Abrantes irá criar 51 novos fogos, dos quais 24 serão novas habitações em Rossio ao Sul do Tejo e as restantes 27 do parque edificado existente. Destes 51 novos fogos, nove serão tipologia T1, 35 habitações terão tipologia T2 e sete de tipologia T3.

As intervenções nas 51 habitações, que terão financiamento do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, terão de estar concluídas até 2026 e destinam-se à oferta habitacional com rendas acessíveis.

Na cerimónia de assinatura do protocolo, que decorreu na sede da CIMT, em Tomar, onde esteve presente a ministra da Habitação, Marina Gonçalves, e o presidente do IHRU, António Leitão, foi assinado o protocolo de colaboração entre a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana que tem por objetivo garantir o desenvolvimento de projetos de habitação, a custos acessíveis, para construção ou reabilitação de habitações nos 13 concelhos que integram a CIMT: Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

Através deste protocolo de colaboração, os municípios serão financiados com verbas provenientes do empréstimo concedido no âmbito do investimento no Parque Público de Habitação a Custos Acessíveis, da componente Habitação, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Nos territórios dos concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, ao abrigo deste protocolo, pretende-se recuperar mais de 1.100 habitações para serem colocadas no mercado de arrendamento a custos acessíveis, num investimento estimado de mais de 148 milhões de euros.

Esta é uma medida que pretende dar resposta à dificuldade de acesso a habitação, oferecendo soluções habitacionais a custos acessíveis no mercado.

Recorde-se que no concelho de Abrantes, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, estão a ser apoiadas cerca de 100 famílias para a realização de obras nas suas habitações.