Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
Entroncamento

Ministra da Habitação visitou a reabilitação do Bairro Vila Verde

16/02/2023 às 16:34
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A vice-presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Ilda Joaquim, e o vereador a tempo inteiro Carlos Amaro, receberam a ministra da Habitação, Marina Gonçalves, a presidente do IHRU – Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, Isabel Dias e do vogal do Conselho Diretivo do IHRU, Fernando Almeida, no âmbito da visita aos trabalhos de reabilitação do Bairro Vila Verde.

Este Bairro histórico do concelho, propriedade da Infraestruturas de Portugal, que estava devoluto, com o Decreto-Lei 82/2020 passou a integrar a bolsa de imóveis do Estado para posterior recuperação por parte do IHRU, de modo a alargar a oferta de habitação para arrendamento a custos controlados e compatíveis com os rendimentos das famílias.

No decorrer da visita, no dia 14 de fevereiro, a ministra da Habitação referiu que será um investimento de 3.707.857 euros, na recuperação de 40 fogos, realçou ainda que este projeto é anterior ao PRR – Plano de Resiliência e Recuperação, no entanto o PRR veio traçar um limite temporal para a execução da empreitada, que se prevê de 360 dias. Destacou também a importância destes projetos nas estratégias locais de habitação dos concelhos envolvidos.

As reabilitações dos Bairros Ferroviários, Vila Verde, Camões e a breve trecho do Bairro do Boneco são como referiu a vice-presidente “… o espelho da visão estratégica para a reabilitação urbana no concelho. Estamos a dar um impulso nesta área com vista a incentivar a reabilitação urbana, nomeadamente do edificado e do espaço público.”