Pesquisar notícia
quinta,
30 mai 2024
PUB
Abrantes

Ministra anuncia financiamento para creche no Alto de Santo António (c/áudio)

5/05/2023 às 19:58
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A candidatura que a Câmara Municipal de Abrantes apresentou para financiamento da creche municipal foi aprovada. A notícia foi conhecida na tarde desta sexta-feira, durante a cerimónia de inauguração do lar de idosos de Vale das Mós, e foi a própria ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que fez o anúncio deixando todos, incluindo os autarcas de Abrantes, surpreendidos.

A ministra falava dos projetos apoiados no âmbito de candidaturas feitos a avisos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) quando deixou a notícia de que a creche iria ser apoiada. A ministra ia terminar o seu discurso quando disse que este era um dia de esperança de futuro, tendo justificado esta afirmação no imediato: “porque, aproveito para transmitir ao senhor presidente da Câmara, que a candidatura que a Câmara apresentou para uma creche foi aprovada.”

Ana Mendes Godinho acrescentou que esta obra “significa que estamos a construir o futuro das nossas crianças. Se investirmos nas nossas crianças, acho que garantimos futuro para todos nós. São que vai pagar a Segurança Social daqui a alguns anos e são quem vai tratar de nós no futuro.”

 

Ana Mendes Godinho

A titular da pasta social no governo anunciou ainda a abertura de novos avisos para candidaturas na área do apoio domiciliário para os idosos, destinados a entidades que trabalham nesta área.

À margem da cerimónia de inauguração do lar “Todos Irmãos”, projeto pensado e liderado pelo Cónego José da Graça, o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, foi questionado sobre esta “boa notícia.” Na resposta aos jornalistas o autarca confirmou a “boa notícia”, acrescentando que “temos de analisar com todo o cuidado o processo de candidatura e de construção.”

Manuel Jorge Valamatos destacou a importância desta obra (creche) neste setor social, tão relevante para a cidade e concelho. “Temos dificuldades nesta oferta na cidade e, naturalmente, com o edifício da antiga escola n.º 2, no Alto de Santo António, vendo a candidatura aprovada é um estímulo para podermos avançar.”

Manuel Jorge Valamatos

A notícia apanhou de surpresa todos os presentes, mas a ministra não adiantou os valores envolvidos no projeto ou percentagens de comparticipação, sendo certo que é mais uma obra apoiada no âmbito do PRR.

Recorde-se que foi na reunião do executivo municipal de 7 de março do ano passado, 2022, que foi aprovado o projeto de execução da transformação e adaptação da antiga escola n.º 2, no Alto de Santo António, numa creche.

Na altura, março do ano passado, o vereador João Gomes avançava que a Creche iria ter “oito salas de berço e quatro salas de parque” o que vai permitiria acolher 58 crianças para a zona de berçário. O projeto incluía duas salas de atividades para crianças até aos 24 meses, que poderia acolher até 23 crianças e mais três salas de atividades para crianças dos 24 aos 36 meses.

Projeto apresentado pela autarquia em reunião do executivo municipal de 7-3-2022

“Na sua totalidade, esta Creche vai ficar preparada para poder dar resposta até 135 crianças”, anunciava João Gomes que acrescentava que o edifício iria ser eficiente em termos energéticos, uma exigência da candidatura. A cobertura com painéis fotovoltaicos permitirá o autoconsumo e o abastecimento da própria escola.

Em março do ano passado a previsão de investimento era de 1 milhão e 577 mil euros.