Pesquisar notícia
segunda,
24 jun 2024
PUB
Sardoal

Membros do Governo visitam projetos de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

26/07/2023 às 11:56
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A ministra adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, e a secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar visitam o Município do Sardoal, na próxima sexta-feira, dia 28 de julho, para conhecerem projetos no âmbito do programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas.

Este programa é promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e as Comissões distritais e municipais de proteção civil.

A visita a três projetos da Câmara Municipal do Sardoal é o início de um roteiro que será alargado a todas as regiões do país. No Sardoal serão visitados os projetos «Por um Sardoal Verde VI - Agir e executar», «Por um Sardoal Verde VI - Prevenir e Vigiar» e «Por um Sardoal Verde VI - Sensibilizar e Agir».

Estes projetos, que decorrem até 22 de setembro, contam com 53 jovens, com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos e pretendem promover a sensibilização e valorização do ambiente, a prevenção contra incêndios florestais e outras catástrofes ambientais, bem como o aumento do conhecimento geral sobre a natureza e espaços verdes existentes no concelho de Sardoal.

Este roteiro pretende destacar o trabalho desenvolvido por instituições e por jovens voluntários/as, na proteção da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, e fortalecer as relações institucionais por forma a garantir a conservação da natureza e das florestas, e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) rumo a um mundo ambientalmente sustentável.

Plantar áreas florestais, contribuir para o equilíbrio de zonas de elevada biodiversidade, vigiar a floresta para reduzir o risco de incêndio e criar materiais educativos destinados à sensibilização para o ambiente são algumas das atividades do programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas.