Pesquisar notícia
quarta,
21 fev 2024
PUB
Sertã

Leitura e interpretação de rótulos é tema para “Uma Biblioteca com Saúde”

22/01/2024 às 15:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, retoma em 2024 a iniciativa “Uma Biblioteca com Saúde”, com mais uma edição no dia 27 de janeiro, às 15 horas. A sessão, com o tema “Saber ler os rótulos para ter mais saúde”, será dinamizada por Vânia Costa, nutricionista e especialista em Literacia em Saúde no Ispa – Instituto Universitário.

Saber ler os rótulos nutricionais dos alimentos é essencial para conhecer melhor o produto e decidir, de forma mais criteriosa, na hora de escolher. Para esta sessão, os participantes são convidados a trazer os seus rótulos para aprender e praticar a leitura nutricional. Serão abordados temas como a interpretação dos sistemas de cores da rotulagem ou como escolher o alimento mais adequado para a sua alimentação. A iniciativa dirige-se ao público em geral e tem entrada livre.

Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, faz um “balanço muito positivo” desta iniciativa, pois “ao longo das últimas edições, este ciclo temático tem-se debruçado sobre diversos temas importantes relacionadas com a saúde, com significativa adesão do público”. O autarca enaltece a iniciativa «Uma Biblioteca com Saúde» e destaca a sua continuidade em 2024.

A convidada desta edição, Vânia Costa, é nutricionista, professora adjunta na Licenciatura em Dietética e Nutrição na ESTeSL- IPL, especialista em Nutrição Clínica pela Ordem dos Nutricionistas e especialista em Dietética no IPL. É pós-graduada em Saúde Comunitária, FCM-UL. Colaboradora do H&TRC- Health & Technology Research Center, ESTeSL-IPL. Participa como autora e co-autora em programas de Promoção da Saúde na área de literacia e educação alimentar para crianças, jovens e adultos.