Pesquisar notícia
quinta,
20 jun 2024
PUB
VN Barquinha

IV Encontro da Cultura Popular do Ribatejo tem inscrições abertas

18/05/2023 às 15:47
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A ter lugar no dia 28 de novembro de 2023, no Auditório Municipal de Vila Nova da Barquinha, a IV edição do Encontro da Cultura Popular do Ribatejo tem inscrições abertas até ao final do mês de maio.

Em comunicado, o Município barquinhense informa que “depois do sucesso do III Encontro marcado pela cultura imaterial caracterizando o Ribatejo, surge outro ângulo de observação da mesma região: território, gentes e cultura. A materialidade que reconhece e recria a imagem da região ribatejana preservando a identidade é tarefa de todos os tempos. Este tempo é nossa pertença”.

O Fórum Ribatejo pensa que o Ribatejo continua a fazer sentido, “embora a Administração não lhe reconheça a unidade nem forma”. Por isso, tem vindo a desenvolver um conjunto de ações com vista a aprofundar o conhecimento e mesmo a investigação “sobre quem somos e como somos”.

Entre essas ações, merece hoje particular atenção o IV Encontro da Cultura Popular do Ribatejo.

“Não há Cultura sem cultura popular, não há povo que viva sem uma cultura que dê forma a essa vida”.

Olhar com interesse e rigor para essa cultura popular é o principal objetivo deste projeto desenvolvido pelo Fórum Ribatejo em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha. À semelhança das edições anteriores, prevê-se que o Encontro que agora se prepara, venha a reunir um conjunto diverso de pessoas dedicadas justamente à cultura popular do Ribatejo, na vertente Material.

Este IV Encontro da Cultura Popular do Ribatejo tem como tema a "Cultura Material" continuada pontualmente nas várias regiões e que deseja destacar a título meramente exemplificativo: jogos tradicionais a respetivos artefactos, confeções, bordados, tapeçarias, saquinhos do pão por Deus, cestaria e olarias e outras ocupações esquecidas, construção de veículos e barcos tradicionais, cozinhados tradicionais e doces caseiros das avós, habitações das diversas classes sociais, indumentárias e adereços tradicionais, templos, imagens e ex-votos, livros de instrução - escolares ou outros.

Estão abertas, durante o mês de maio, as inscrições para as “comunicações” a proferir pelos estudiosos desta área ou pelos portadores de memórias, a integrar nos trabalhos. A organização espera “um encontro bem vivido e ainda melhor partilhado”.

A apresentação deverá constar de uma síntese até quinze linhas, título e palavras-chave. Deverá ser, ainda, acompanhada de uma síntese biográfica curricular com o máximo de doze linhas. As mesmas deverão ser acompanhadas de endereços de contacto telefónico e de email.

É possível incluir tabelas, gráficos, ilustrações, fotografias, notas de rodapé e/ou outros elementos considerados pertinentes. A apresentação de textos comunicacionais não representará, para o autor, quaisquer encargos.

No eventual processo de seleção, serão tidos em conta a respetiva ordem de entrada, aspetos de adequação aos temas previstos e respetivas relevâncias. Dos resultados de avaliação, serão fornecidas as devidas informações aos respetivos candidatos, num prazo que decorre até ao dia 30 de Junho de 2023.

Os interessados devem enviar um email de registo de candidatura e de presença para gabriela.rodrigues@cm-vnbarquinha.pt. Os números de telefones de contacto e prestações de esclarecimento são 249 720 358 / 927 410 436 / 966 765 309.