Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Mação

Isidro Serra expõe “A arte num envelhecimento ativo" na Galeria Carlos Saramago

7/11/2023 às 12:33
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Isidro Martins Serra, nasceu no dia 11 de novembro de 1953, na aldeia de Carregueira - Mação. No dia em comemora 70 anos de vida, inaugura em Mação a Exposição de Pintura “A Arte num Envelhecimento Ativo”.

A Exposição ficará patente no mês de novembro na Galeria Carlos Saramago do CC Elvino Pereira. A inauguração, dia 11 de novembro, terá lugar às 17h00 e o convite é feito a toda a população.

Isidro Serra é reformado, mas em Mação, onde sempre viveu, foi empresário e sócio-gerente de várias empresas no ramo do mobiliário e da construção civil. Sempre soube desenhar, mas nunca tinha pintado.

Em 2019, após um AVC isquémico, veio a inatividade e os dias eram passados sentado em frente à televisão. Cada vez mais deprimido e parado foi desafiado pela filha a inscrever-se na Escola de Pintura Amarte, em Mação, através da Universidade Sénior.

Após alguma resistência acabou por ir descobrindo um novo e grande talento. Para além de desenhar, sabia pintar.

A partir de então os seus dias passaram a ser passados a pintar, arranjando um atelier de pintura na garagem da sua casa.

Em outubro de 2019 participou na Exposição da Escola de Pintura Amarte: "Histórias e Lendas de Mação", na Galeria do Centro Cultural Elvino Pereira.

Em fevereiro de 2020 foi convidado a expor os seus quadros na Associação da Carregueira, aquando da festa da Matança do Porco.

Uma vez que a Escola de Pintura Amarte encerrou os seus serviços e os alunos da Universidade Sénior iam ficar sem aulas de pintura, a filha desafiou-o a voluntariar-se para professor.

Desde 2021 é professor voluntário da disciplina de Pintura da Universidade Sénior de Mação.

Começou por ter gosto em pintar paisagens, mas com muita vontade de aprender, Isidro Serra, autodidata, começou a pintar outros estilos.

Nesta exposição vai poder ver-se a sua evolução, desde o seu primeiro quadro até ao mais recente. Todos desenhados e pintados com muita criatividade, dedicação e empenho.

Um exemplo vivo de envelhecimento ativo, a personificação da ideia de que nunca é tarde para aprender e ensinar.

Pode visitar esta exposição de 11 a 30 de novembro de 2023, na Galeria Carlos Saramago do CC Elvino Pereira, nos dias úteis das 9h às 17h30 e, aos sábados, das 14h às 17h30.