Pesquisar notícia
terça,
23 abr 2024
PUB
Constância

Inauguração da praia fluvial, "está tudo preparado para domingo” (C/ ÁUDIO)

8/07/2022 às 16:55
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Município de Constância inaugura no domingo, dia 10 de julho, uma praia fluvial no rio Zêzere, com dois nadadores-salvadores, guarda-sóis e capacidade para 350 pessoas, uma antiga aspiração da autarquia e que agora se concretiza com a classificação das águas balneares.
Após ter visto as águas do rio Zêzere serem classificadas como águas balneares, "o ponto fundamental  para que nós conseguíssemos ter este equipamento em funcionamento", declara o presidente da Câmara Municipal de Constância.

 

“Depois de muitas reuniões com todas as entidades competentes”, a Câmara Municipal de Constância vai finalmente ver o espaço a ser utilizado como praia fluvial. Este foi um processo que demorou três anos mas que finalmente teve luz verde.
"Foi uma corrida contra o tempo", Sérgio Oliveira, presidente do Município, congratulou-se com as boas notícias, reconhecendo que “foi um processo muito longo, muito demorado, que exigiu muitas reuniões e muita sensibilização da APA e da CCDR para aquilo que se verificava aqui”. Adiantou que “todos nós andávamos em conjunto a esconder um problema porque as pessoas usavam o rio no Verão mas sem terem condições. E não falo só de condições de bem-estar, eram também as condições de segurança porque era uma praia não vigiada”.
"É o primeiro ano que temos a praia oficialmente a funcionar", a partir de domingo, os utilizadores poderão desfrutar do espaço já de outra forma.
No entanto, a CDU de Constância, apesar de considerar a praia fluvial como “uma boa notícia” e “uma mais-valia para a vila de Constância”, considera que a situação “não deixa de causar perplexidade, tendo em conta o estado das obras na Rua que lhe dá acesso e particularmente os esgotos a correr a céu aberto na confluência dos rios”.
No que toca às obras que decorrem na Rua, Sérgio Oliveira informa que "ao fim de semana a avenida está sempre desimpedida, ou seja, faz-se a circulação normal". O presidente da Câmara Municipal sublinha que será publicado "um conjunto de três ou quatro mapas" com outros percursos para se chegar à zona da ribeirinha.

Segundo pode ler-se na página da CDU de Constância na rede social Facebook, “certamente o município terá as análises das águas em conformidade com a legislação, mas quando o caudal do Zêzere é baixo (o que tem acontecido permanentemente durante este verão) e sendo o leito do Tejo alto, a sua corrente obriga ao refluxo para o Zêzere arrastando os esgotos da vila, contaminando assim, as águas balneares”.
Questiona ainda se “não seria uma atitude  mais responsável aguardar pela conclusão da obra da conduta de esgotos de ligação à Caima, de forma a não colocar em causa a saúde dos utilizadores da Praia Fluvial”.
O presidente da câmara lamenta "muito a atitude do CDU", pois dá a conhecer que "o município realiza análises à água do rio Zêzere à mais de dois anos" e ainda que está afixada, na zona da praia, uma placa com os valores das "análises à água".
Continua por mencionar que também é do conhecimento da CDU "que está (...) assinado o contrato" com vista a resolver o problema "do emissário que leva os esgotos da vila à etária do Caima".

Apesar de ainda não ter sido inaugurada a praia fluvial de Constância, já tem em por lá passe, ainda "ontem ao final do dia, tínhamos aqui um número considerável de pessoas", o que leva o presidente da câmara do município acreditar que a “afluência seja grande”.

O espaço de lazer possui vários equipamentos de apoio localizados nas suas imediações, designadamente estacionamento, zonas verdes, áreas de lazer, parque de merendas, estabelecimentos de restauração e bebidas, parque de campismo e instalações sanitárias, num local central da vila e com facilidade de acessos a outras infraestruturas.