Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Verão

Hasteada a Bandeira Azul nas praias fluviais de Aldeia do Mato e Fontes (c/áudio e fotos)

6/07/2023 às 12:17
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

As duas praias fluviais do concelho de Abrantes, Aldeia do Mato e Fontes, ambas no Castelo de Bode viram esta quarta-feira ser hasteada a Bandeira Azul, símbolo da qualidade da praia e da água. Aldeia do Mato, para além da Bandeira Azul, viu serem hasteadas outras duas: Praia acessível e a do grau Ouro da qualidade da água.

A cerimónia foi muito simples e passou despercebida à maior parte dos banhistas que no areal ou na piscina flutuante estavam mais focados em apanhar sol, ou andar na água do que num ato na zona da concessão. E foi com a presença das crianças que estão integradas no programa “Abrantes Férias em Movimento 2023 - verão” que até ao dia 21 tem atividades destinadas a crianças dos 6 aos 10 anos. Perante este este grupo, as bandeiras foram hasteadas e o presidente da Câmara de Abrantes vriou-se para os mais novos e perguntou o significado da Bandeira Azul. Valamatos aproveitou a ocasião para destacar a importância de se cuidar dos espaços e de colocar o lixo nos locais certos.

 

Manuel Jorge Valamatos

A Praia Fluvial de Aldeia do Mato recebe pelo 13.º ano a Bandeira Azul, tendo também recebido a bandeira de Praia Acessível e, pelo 9.º ano, a bandeira “Qualidade de Ouro”, atribuída pela Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza).

Recorde-se que a classificação de praia com “Qualidade de Ouro” é atribuída pela Quercus no início de todas as épocas balneares às praias que cumprem com os critérios “qualidade de água excelente” nas últimas cinco épocas balneares.

A Praia Fluvial de Fontes é mais recente. Está a funcionar desde 2018, este é a quinta vez que recebe a Bandeira Azul, atestando a qualidade das suas águas, sendo que esta praia fluvial recebeu este galardão pela primeira vez em 2019.

O presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, e o presidente da União de Freguesias de Aldeia do Mato e Souto, Álvaro Paulino, juntamente com os empresários responsáveis das respetivas concessões hastearam a Bandeira Azul na Praia Fluvial de Aldeia do Mato, seguindo-se o mesmo ato na Praia de Fontes.

Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes congratulou-se com as duas Bandeiras Azuis do Concelho de Abrantes e destacou que “o que pretendemos é promover as nossas praias fluviais e ter o maior número possível de pessoas a frequentar estes espaços”.

Aos jornalistas o autarca de Abrantes destacou a importância de ter duas praias com Bandeira Azul, sinal de qualidade, e manifestou a esperança de “no futuro ter também Bandeira Azul no rio Tejo. É sinónimo dos utilizadores saberem que estão a tomar banho em águas de excelente qualidade.” E as bandeiras, de acordo com o presidente da Câmara de Abrantes, são sinónimo de qualidade e, ao mesmo tempo, representam a necessidade de manter as praias com a mesma qualidade para manter esse galardão.

Há duas praias oficiais em Abrantes, mas a margem do Castelo de Bode tem muitos outros locais procurados pelos cidadãos e, alguns deles, bem identificados como zonas de banhos. Por exemplo, Bairros e Cabeça Gorda. Mas há outras zonas que não tendo concessões, designação de praia fluvial ou vigilância também são muito procurados.

O presidente da Câmara destacou ainda as piscinas de Abrantes, mas também funcionam as piscinas de Vale das Mós que, no sul do concelho, “também tem um papel muito importante.”

“Temos em mente, em consonância, com outras freguesias aproveitar outros espaços de lazer (...) em espaços naturais, como o Tejo, ou artificiais”, disse o presidente da Câmara e concluiu a ideia a referir que também estão a olhar “para programas de financiamento europeu para estas dinâmicas.”

 

Manuel Jorge Valamatos 

Quanto ao rio Tejo, a situação não é tão fácil como no Castelo de Bode. Para ter Bandeira Azul e ser uma praia fluvial são necessários três anos de análises positivas às águas. Só depois desse passo concluído é que poderá haver uma praia fluvial. “Se dependesse do Município de Abrantes já tínhamos uma praia no Tejo há muito tempo”, afirmou o presidente da Câmara.

A praia já esteve a funcionar e foi interditada pela Agência Portuguesa do Ambiente pela falta de qualidade da água. E agora, revelou, já está em marcha o processo para que se volte a ter no Aquapólis a praia do Tejo. “Precisamos de ter três anos consecutivos de análises à água que atestem a conformidade das mesmas para banhos.”

 

Manuel Jorge Valamatos

Este ano as praias voltam a abrir portas sem qualquer tipo de condicionalismos, depois das épocas balneares marcadas por regras mais apertadas no que dizia respeito à lotação dos espaços de banhos e até das concessões.

O presidente da Câmara de Abrantes disse estar preocupado com as questões de segurança, indicando que o espaço temo muitos perigos, pelo que apelou à utilização das zonas marcadas para banhos ou com as piscinas flutuantes por forma a evitar problemas, ou situações, eventualmente, mais complicadas.

Depois há outras pequenas sugestões, como o uso dos bronzeadores e a exposição ao sol, não esquecendo as questões ambientais. E neste campo a mensagem tem de passar e as pessoas devem ter as preocupações com o ambiente, a bem do futuro das crianças de hoje.

Manuel Jorge Valamatos

A Bandeira Azul é um certificado de qualidade ambiental que distingue o esforço de diversas entidades, no sentido da melhoria do ambiente marinho, costeiro, fluvial e lacustre e é atribuída anualmente às zonas balneares e marinas que cumpram um conjunto de critérios nas áreas de educação ambiental e informação, gestão e segurança, qualidade da água e meio costeiro.

As praias fluviais de Aldeia do Mato e de Fontes dispõem de um conjunto de estruturas de apoio aos banhistas e visitantes.

Reportagem de Jerónimo Belo Jorge

Reportagem fotográfica de Aldeia do Mato de Jade Garcia

Fotos de Fontes: CMA