Pesquisar notícia
segunda,
04 jul 2022
PUB
Concelhos

Filarmónica Sardoalense leva música a Andreus e Valhascos (C/ÁUDIO)

18/02/2022 às 11:38
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Um concerto, um workshop de instrumentos e conversas com o público, é o que se pode esperar do projeto “Aldeias com Música”, num total de 4 espetáculos pelas 4 aldeias do concelho de Sardoal, uma iniciativa da Filarmónica União Sardoalense (FUS).

O projeto arranca já este sábado, dia 19, em Andreus, aldeia onde a banda já não toca há quase 10 anos. Domingo é a vez do concerto em Valhascos. Depois, segue-se Alcaravela, a 19 de março, Santiago de Montalegre, a 14 de maio.

Os concertos deste fim de semana em Andreus e Valhascos começam às 15:30.

O repertório escolhido pela FUS para este conjunto de espetáculos é eclético. De acordo com o presidente da direção, César Grácio, a ideia é chegar a todas as idades, com peças que vão do clássico ao rock.

César Grácio afirma que os músicos da banda acolheram com grande entusiasmo esta iniciativa, “uma vez que marca o regresso à tão aguardada normalidade”, especialmente quando “o projeto era para ter começado em janeiro, mas a pandemia, mais uma vez, não deixou”, empurrando o primeiro concerto para fevereiro.

O presidente da FUS acrescenta que “é fundamental divulgarmos a atividade da banda que começa no ensino e formação musical”, através da Escola de Música da Filarmónica. César Grácio lembra que, na FUS “há aulas para crianças e adultos, quer de formação inicial, quer de instrumento, e totalmente gratuitas”.

A filarmónica espera que o projeto “Aldeias com Música” seja também uma ferramenta para captação de novos alunos, independentemente da sua idade ou conhecimento musical.

César Grácio, presidente direção FUS

O projeto “Aldeias com Música” termina apenas em maio, pois percorre as quatro freguesias do concelho de Sardoal.

De acordo com a FUS o acesso aos espetáculos é gratuito, mas a lotação é limitada, considerando as medidas de segurança recomendadas.

Esta iniciativa da FUS é financiada pela Direcção-Geral das Artes e conta com o apoio do Município de Sardoal e das freguesias de Sardoal, Alcaravela, Santiago de Montalegre e Valhascos.

19/Fevereiro – Andreus, Associação de Moradores de Andreus – 15h30

20/Fevereiro – Valhascos, Associação Desportiva e Cultural de Valhascos – 15h30

19/Março – Alcaravela, Associação Recreativa e Cultural de Panascos – 15h30

14/Maio – Santiago de Montalegre, Salão da Junta de Freguesia - 17h00