No âmbito das Festas do Concelho de Sardoal 2024, o Centro Cultural Gil Vicente acolhe a exposição “Meio Século de Paixão pela Fotografia”, da autoria de Conde Falcão, cuja inauguração decorrerá na sexta-feira, dia 20 de setembro, às 19 horas.
Conhecido como “O Coronel Fotógrafo”, António Conde Falcão nasceu no Sardoal em 1940, sendo Coronel de Cavalaria reformado. Embora o seu interesse pela fotografia tenha começado aos nove anos de idade, só a partir de 1971, em Moçambique, começou a fotografar com uma certa objetividade, interessando-se sobretudo em desvendar os segredos da Câmara Escura. Os problemas sociais e o elemento humano em geral, são os seus temas preferidos.
Nesta mostra, que celebra mais de 50 anos de dedicação à arte de fotografar por Conde Falcão, estarão patentes cerca de 40 fotografias, cujas datas vão desde 1971 até 2023.
António Conde Falcão é um dos fotógrafos amadores portugueses mais prestigiados e, também, um dos mais premiados a nível nacional e internacional.
Refira-se que Conde Falcão irá ser distinguido com a Medalha de Mérito Concelhio, no Dia do Concelho, 22 de setembro, por ser “um homem de reconhecido mérito a nível militar, como fotógrafo e autor”, mas, sobretudo “por ser um guardião da nossa História e da nossa Memória, captadas pela sua lente, sendo de louvar o seu indiscutível contributo para a Cultura e para as Artes do nosso Concelho, assim como para a preservação do património humano, edificado, material e imaterial que a sua fotografia registou ao longo de anos”.
“Dias Festivos na Terra” apresentado no sábado
Também no âmbito das Festas do Concelho de Sardoal 2024, o Centro Cultural Gil Vicente acolhe, no dia 21 de setembro, pelas 18 horas, a apresentação do livro “Dias Festivos na Terra”, com textos de João Geraldo e fotografia de Conde Falcão.
Na sinopse da obra pode ler-se: “De formação militar, científica e artística os autores elaboraram um livro, onde os poemas de José Geraldo e as fotografias do Coronel Fotógrafo Conde Falcão interagem por forma a produzirem verdadeira poesia. Poesia escrita e poesia fotográfica que transformam o livro numa verdadeira Obra Poética”. “Se um poema sintetiza arte e cultura, uma imagem fotográfica ilumina, engrandece e reforça a mensagem dessa síntese e vice-versa. A delicadeza e inspiração reveladas nos poemas convivem plenamente com a autenticidade e força da interpretação fotográfica.”
José Custódio Madaleno Geraldo nasceu no Torrão, concelho de Alcácer do Sal em 1961. Autor de várias obras, é coronel na situação de reserva e desempenha as funções de Vice-presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes de Mafra e Diretor Executivo da revista Combatente.