Pesquisar notícia
domingo,
28 abr 2024
PUB
Vila de Rei

Está aí a 16.ª edição do Festival do Achigã

20/10/2023 às 15:28
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A 16.ª Edição do Festival do Achigã regressa ao Município de Vila de Rei entre os dias 21 e 29 de outubro. Sendo que esta edição será "muito semelhante" às anteriores, com este encontro pretende-se atrair visitantes à região para contribuir na dinamização da economia local.

Este ano, o Festival contará com a participação de seis estabelecimentos locais, nomeadamente, a Churrasqueira Central; o Restaurante “O Cobra”; o Tasco d'el Rei; a Tasquinha da Vila; o Fifty-Fifty e o Restaurante do Hotel Dom Cardeal II.

Neste caso, os estabelecimentos participantes escolherão como participar no Festival, ou seja, “somente com um prato ou com um menu completo”, explicou o vice-presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, Paulo César Luís, mas tendo sempre como base o achigã. Dispõem ainda nas suas ementas de produtos regionais, o que transformará este festival "numa montra daquilo que é a nossa gastronomia, cultura, os nossos usos e costumes", concluiu o vice-presidente.

Por outro lado, a Câmara Municipal, “para além da divulgação e da concertação com os restaurantes”, será a encarregada de ajudar “os parceiros” na aquisição da matéria-prima, “adquirida no nosso rio Zêzere”, revelou o vice-presidente. Com isto, procura-se que todos consigam ter pratos diversificados de achigã. É ainda da responsabilidade do executivo a disponibilização das ementas, com cabeçalho e rodapés alusivos ao Festival.

O vice-presidente, Paulo César Luís referiu também que o Festival do Achigã “tem fidelizado cada vez mais participantes e apreciadores (do achigã) ao longo dos anos”, explicando que neste Festival cada pessoa vem à procura “do que mais gosta dentro deste mundo", pois este Festival oferece aos seus visitantes as mais diversas formas de preparação do achigã.

Jade Garcia