Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

EMPRE VN Barquinha: Alunos desenvolvem projetos de Turismo Militar e levam danças medievais a Almourol

7/03/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha vai levar a efeito a 2ª edição do Prémio Municipal de Empreendedorismo em Ambiente Escolar.

O EMPRE em Vila Nova da Barquinha começou com 40 alunos, na segunda edição contou com 160 e este ano são já 300. Para o presidente Fernando Freire, “o projeto Viveiro de Empresas em Ambiente Escolar atingiu um grau de maturidade impensável. Quando o começámos a desenvolver não tínhamos a consciência da adesão por parte do público juvenil e estudantil de Vila Nova da Barquinha a este projeto”.

O autarca explicou que “neste momento, temos cerca de 300 alunos no projeto EMPRE e há um projeto a decorrer, nesta área do empreendedorismo, no âmbito do Ministério da Defesa Nacional, que são as chamadas “Mentes Brilhantes”. O projeto vai ser apresentado até dia 16 de março e é muito interessante. Tem sido desenvolvido nas próprias unidades militares e estamos com alguma expetativa quanto ao concurso e ao resultado final, face também à excelente colaboração que temos tido com o Agrupamento de Escolas”.

Entre os projetos deste ano, existem grupos a trabalhar na área do Turismo Militar. O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha comentou que “os alunos já visitaram as tropas para-quedistas, em Tancos, visitaram o espaço museológico e iremos visitar na próxima semana os hangares e as aeronaves e, em princípio, irá ser efetuado um salto com um aluno para serem eles intervenientes no próximo processo”.

O presidente do Município referiu ainda que, nesta temática, “gostaria de ter um edifício em Vila Nova da Barquinha para um Centro de Interpretação Militar. Foi um desafio que já me foi feito por parte de várias entidades, nomeadamente dos coordenadores do Curso de Turismo do IPT. Estou farto de pensar, porque queria um lugar central mas ainda não” está definido. No entanto o presidente espera, em breve, conseguir encontrar o local apropriado, pois, como afirmou, “a temática militar identifica-se com Vila Nova da Barquinha. Faz parte do nosso passado, das nossas tradições e das nossas gentes”.

Outra das iniciativas com os alunos do projeto EMPRE será um espetáculos de danças medievais em Almourol. Fernando Freire explicou que será um regresso ao passado, “com danças medievais, em que os alunos serão os atores e dançarinos”.

 

Notícia relacionada: http://www.antenalivre.pt/noticias/vn-barquinha-projeto-empre-conta-ja-com-300-alunos