Pesquisar notícia
terça,
16 abr 2024
PUB
Tomar e Barquinha

Em outubro realiza-se o II Colóquio Internacional da Rota Templária Europeia

28/09/2022 às 16:02
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Com entrada livre, decorrerá entre 12 e 14 de Outubro, em Tomar e na Barquinha, o II Colóquio Internacional da TREF – Rota Templária Europeia, subordinado ao tema “Templários – Da (re)conquista ao povoamento”.

Trata-se de um conjunto de 16 conferências presenciais por “reputados especialistas nacionais e estrangeiros que virão contribuir para o aprofundamento dos conhecimentos” sobre a temática templária.

Os conteúdos são dirigidos a todos os interessados, sejam das comunidades civil, científica, académica ou educativa, incluindo estudantes do ensino superior e do ensino secundário, que poderão ser acompanhados pelos respetivos professores.

A entrada é livre, embora, para efeitos de organização, seja conveniente proceder à inscrição eletrónica disponível em http://www.cm-tomar.pt/index.php/pt/lista-de-eventos/1507-ii-coloquio-internacional-da-rota-templaria-europeia-tref.

No caso de existirem alunos do ensino secundário a serem acompanhados pelos docentes, será conveniente que as respetivas escolas informem das turmas que pretendem estar presentes e em quais sessões, sem mais formalidades.

Como uma das atividades complementares, também com entrada livre, os interessados poderão ver, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tomar, pela primeira vez em muitos anos, e graças à colaboração da Direção do Convento de Cristo, o báculo e a mitra usados pelo Dom Prior da Ordem de Cristo.

A organização informa ainda que as actas do Colóquio deverão estar disponíveis até final do primeiro semestre de 2023.

 

Programa

Quarta, dia 12, Biblioteca Municipal de Tomar:

9h30 - Abertura com as intervenções institucionais

Anabela Freitas - Presidente da Câmara Municipal de Tomar e da TREF

Fernando Freire - Presidente da Câmara Municipal de V. N. Barquinha

Arnaud Baudin - Presidente do Comité Científico Internacional da TREF

Ernesto Jana - Presidente do Comité Científico Português da TREF

 

10h00

- François Gilet (investigador e membro do Comité Científico da TREF) – “Hughes de Payns et les premiers templiers en Orient”

- Pierre-Vincent Claverie (Cyprus Research Centre) – “La place de Jérusalem dans la pensée templière”

- Joan Fuguet (Doutor em História da Arte pela Universidade de Barcelona; docente na Escola Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona) – “El Temple en la conquista y colonización de Mallorca – su legado patrimoniale”.

 

15h00

- Carlos Afonso (Doutorado em História Medieval pela FCSH – Nova de Lisboa) – “De Soure 1144 ao Tejo 1147: três anos na militarização dos templários em Portugal”.

- Manuel Sílvio Conde (Professor Auxiliar aposentado com Agregação na Universidade dos Açores, investigador no IEM da FCSH-Nova de Lisboa) – “A Ordem Militar do Templo e a vila de Tomar”

- Rui Nobre (Doutorado pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) – “Os Templários na Diocese de Lisboa”

 

21h00, Salão Nobre da Câmara Municipal de Tomar

Exposição do báculo e da mitra do Dom Prior da Ordem de Cristo

Apresentação de bibliografia essencial sobre Tomar

Conferência por Carlos Batata (Arqueólogo e Doutorado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) – “O termo de Cera, os Templários e o povoamento do espaço”

Apresentação do livro "Hugues de Payns en Orient", de François Gilet, membro do Comité Científico da TREF

 

Quinta, dia 13:

9h00 - Igreja de Santa Maria dos Olivais - Homenagem a Gualdim Pais e breve visita à igreja de Santa Maria do Olival

 

11h00 - Visita ao Castelo de Almourol e Centro Interpretativo Templário de Almourol

 

15h00 - Centro Cultural da Barquinha

- Valérie Alanièce (Investigadora e Vice-Secretária da Rota Templária Europeia) – “Donner et se donner à l’ordre du Temple. Quelques exemples de “soeurs” en Champagne meridionale”.

- Nuno Villamariz Oliveira (Licenciado pelas Belas-Artes da Universidade de Lisboa; Mestre pela Faculdade de Letras da Universidade. de Lisboa e doutorando na FCSH – Nova de Lisboa) – “Templários em Portugal — entre a espiritualidade combatente e a antropologia do espaço”

- Cristina Pimenta (Faculdade de Letras da Universidade do Porto; investigadora no CIPESE) – “No encalço da Primeira Cruzada: notas sobre um debate historiográfico”

- Paula Pinto Costa (Professora Associada da Faculdade de. Letras da Universidade do Porto) – “Entre a História e a Historiografia: representações sobre a Ordem do Templo”

- Joana Lencart (Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Investigadora do CITCEM da FLUP) – “A (re)construção da Ordem do Templo no século XVI por via de Pedro Álvares Seco”

 

Sexta, dia 14, Biblioteca Municipal de Tomar:

10h00

- Nadia Bagnarini (Doutoramento na Escola Doutoral "Riccardo Francovich": História e Arqueologia da Idade Média, Instituições e Arquivos; Licenciatura Università degli Studi di Roma “La Sapienza”) – “Dai Templari all'Ordine di Malta: strutture difensive e economiche nel Patrimonium Sancti Petri a sostegno della (ri)conquista”

- Luís Filipe Oliveira (Professor auxiliar na Universidade do Algarve; Investigador do IEM da FCSH - Nova de Lisboa; Director da Revista Medievalista do IEM da FCSH - Nova de Lisboa) – “A Ordem do Templo e os Monarcas”

- Carme Plaza (Professora catedrática de língua e literatura espanholas no Instituto de Batxillerat em Barcelona) – “El templario y la villana, de Juan Cortada. Más allá de la novela histórica”.

 

15h00

- Isabel Cristina Fernandes (Licenciada e Mestre pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; organizadora de seis dos encontros sobre Ordens Militares em Palmela entre 1998 e 2019) – “A investigação sobre Templários em Portugal: uma perspetiva”

- Simonetta Cerrini (Licenciada pela Universidade Católica de Milão e doutorada pela Universidade Paris IV – Sorbonne; Ensinou em universidades francesas em Nice, Cergy-Pontoise, Boulogne-sur-Mer e na Escola, Pós-Doutoramento da Pontifícia Universidade Antonianum em Roma) – “I Templari tra la guerra e la pace”