Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
Mação

Contratenor João Paulo Ferreira atua no Cine-Teatro

26/10/2022 às 16:33
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
DR

O Cine-Teatro de Mação recebe este sábado, dia 29 de outubro, o concerto de João Paulo Ferreira, Contratenor.

O espetáculo terá lugar pelas 21h30.

A entrada é gratuita, mas requer o levantamento dos bilhetes. Pode fazê-lo, nos dias úteis, na Câmara Municipal de Mação ou, no dia do concerto, a partir das 20h30, no Cine-Teatro.

Este concerto integra o projeto Caminhos da Natureza - “Património Natural, Novas Experiências de Visita”, no âmbito da Programação Cultural em Rede promovida pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e pelos municípios de Mação, Ferreira do Zêzere, Vila de Rei e Sertã. O projeto é cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER.

 

Sobre João Paulo Ferreira:

É de Pernambuco, Brasil. Está em Portugal há 8 anos.

É formado em canto Lírico no Brasil. Desde cedo começou a estudar música e aos 11 anos começa nos grupos corais já a trabalhar no canto lírico. O canto lírico acompanhou toda a sua vida e despertou logo uma paixão muito forte, apesar de na família não haver ninguém ligado à música.

Começou por cantar em igrejas e estar muito ligado à igreja e chegou mesmo a pensar em ser monge, tinha vocação para ser beneditino.

Com 15, 16 anos, começou a sua carreira profissional como cantor. Estava ainda a descobrir a sua voz quando foi pesquisar sobre contratenores e viu o nome de Luís Peças na internet como sendo um contratenor português. Logo ali despertou um amor secreto por ele.

Foi para São Paulo estudar Canto Lírico, depois para Curitiba, onde continuou os estudos. Integrou uma companhia de teatro e ópera e através desta companhia trabalhou em diversos países como a Costa Rica, o México e o Panamá. No Panamá viveu quase 3 anos e meio.

Entretanto recebe um convite do contratenor português, Luís Peças, para fazer uma peça em Portugal, em 2013. Veio para fazer a peça, mas conheceu melhor o Luís, apaixonaram-se e casaram. O João estava para assinar um contrato com a companhia de Ópera de Nova Iorque, mas deixou toda a sua vida para se mudar para Portugal por amor e agora este é o seu país de coração e considera-se o brasileiro mais português.

Aqui trabalharam em parceria durante muito tempo, em canto lírico: cantavam no Mosteiro de Alcobaça para os turistas, viajaram pela Europa toda a cantar. Tinham um dueto, “mas neste momento o Luís não está a cantar pois a voz dele mudou e está a adaptar-se a um novo repertório” e é agora o manager do João.

Desde criança sempre foi apaixonado por Portugal e pelo Fado e desde cedo ouvia “e imitava a Teresa Salgueiro”. É um cantor lírico que gosta de navegar pelo Fado interpretando este de forma lírica. Já tem 4 CDs lançados de música lírica, o último chama se “Sonhos e Saudades”. Canta em 16 línguas (mas só fala português e espanhol).