Pesquisar notícia
terça,
30 abr 2024
PUB
Mação

Câmara oferece Cadernos de Atividades a todos os alunos do 1.º ciclo

1/09/2023 às 10:55
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Foi aprovada a proposta apresentada por Vasco Estrela e que visa assumir os custos relacionados com a aquisição dos cadernos de atividades de todos os alunos que frequentam o 1.º ciclo no concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, apresentou uma proposta para que a Autarquia assuma os custos relativos à aquisição dos cadernos de atividades dos manuais adotados no Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, para todos os alunos que frequentam o 1.º ciclo.

O presidente explicou que a proposta “fazia parte dos nossos compromissos eleitorais, mas não é só por isso”, e que atualmente possuem condições para proporcionar mais este apoio aos alunos do ensino básico, fazendo ênfase em que o respetivo apoio será proporcionado a todos os alunos e não apenas aos que residem no concelho. “Basicamente, esta proposta fazia parte dos nossos compromissos eleitorais e entendemos que temos condições para proporcionar mais este apoio aos alunos neste caso do ensino básico, do 1.º ao 4.º ano, com a oferta de todos os cadernos de atividades que sejam adotados pelo Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, para todos os alunos que frequentem este agrupamento de escolas. Como sabem, há alunos de outros concelhos que por variadíssimas razões aqui frequentam este estabelecimento de ensino e, portanto, também terão direito a este apoio. Enfim, é mais um que se junta a uma série de outros que nós estamos a proporcionar aos alunos do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte”.

Além deste apoio, o presidente Vasco Estrela referiu também que esperam poder vir a proporcionar mais algum tipo de apoio em parceria com a TagusValley, mas ainda não está tudo definido: “Também já referi, e teve resposta do senhor vereador do PS, que poderia e esperava muito em breve podermos vir a proporcionar mais algum tipo de apoio e efetivamente está na nossa mente fazê-lo, mediante uma parceria que poderemos estabelecer com a TagusValley para a área da programação”. O autarca refere-se ao T-CODE - Programa de Acesso Universal a Competências Digitais, que poderá vir a concretizar-se, “mas só na próxima reunião de câmara é que temos condições para levar ou não esse assunto para discussão”.

No fim, ressaltou que este apoio é “naturalmente” para os alunos, mas que também é para as respetivas famílias, para as quais, “independentemente do valor ser muito ou pouco”, será de muita ajuda “nesta altura em que se começam a sentir dificuldades nalgumas famílias, por razões óbvias e por todos nós conhecidas, e, portanto, acho que é justo que o possamos fazer, uma vez que temos condições económicas para o efeito”.

Relembrar que as refeições dos alunos que frequentam o Agrupamento de Escolas Verde Horizonte também são gratuitas, custo esse assumido igualmente pela Câmara Municipal de Mação.

Jade Garcia