Pesquisar notícia
quinta,
30 mai 2024
PUB
Abrantes

Câmara cede sala em Barreiras do Tejo à Associação “Meninos da Floresta”

26/08/2023 às 12:25
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Na reunião de 22 de agosto, foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Abrantes, a cedência de uma das salas da antiga escola EB1 de Barreiras do Tejo, localizada na Rua Doutor Raul Figueiredo, à recém-formada Associação “Meninos da Floresta” para efeitos da instalação da sua sede e para acolher algumas das suas atividades. Esta minuta de protocolo a celebrar entre as duas entidades conta com cedência precária e a título não oneroso de parte das instalações do Município.

A Associação “Meninos da Floresta”, fundada por duas jovens, Joana Fábrica -Educadora de Infância e mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico-, e Maria Heleno -formada em Engenharia do Ambiente-, é um centro de atividades e de tempos livres, inspirado no modelo pedagógico Forest School e no movimento Slow, que visa “a possibilidade do desenvolvimento integral das crianças num contexto natural, de harmonia e respeito pelo outro, assim como, pela preservação da natureza, em comunidade, promovendo, desta maneira, a sua autonomia e cidadania, de igual forma sustentável e reduzindo ao máximo a nossa pegada ecológica”. Além disto, com esta iniciativa pretende-se igualmente contribuir para a promoção do concelho de Abrantes e “para a valorização da comunidade local, implementando projetos e dinâmicas participativas, atividades de solidariedade social e ações de voluntariado locais, promovendo o encontro entre gerações”.

Para o presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos, com esta cedência de instalações municipais prevista no protocolo, “promove-se a preservação do património edificado, associada ao reconhecimento da ação das entidades que desenvolvem atividades em prol da comunidade”.

Este projeto é apresentado pelas suas promotoras como sendo “tempo de regressar à natureza e de brincar livre ao ar livre”. Trazem assim esta proposta para o desenvolvimento integral das crianças num contexto natural, de harmonia e de respeito pelo outro e pela preservação da natureza, em comunidade.

Jade Garcia