Pesquisar notícia
quinta,
07 jul 2022
PUB
Concelhos

Autarquia apresenta T_CODE em contexto real de trabalho

4/04/2022 às 14:48
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

No âmbito da realização das Jornadas da Educação de Abrantes, que se realizam esta semana, de 4 a 7 de abril, a Câmara Municipal de Abrantes vai promover a apresentação do projeto T_CODE em contexto real de trabalho com os alunos, a realizar no próximo dia 7 de abril, às 09h45, na Escola Básica de Bemposta.

O T_CODE é um programa único no país que ensina programação aos alunos com 8 ou mais anos de idade, em ambiente descontraído e de diversão, desenvolvendo nas crianças um conjunto de competências úteis para a vida escolar e profissional como a criatividade, resolução de problemas, colaboração e partilha e, por outro lado, desenvolve o desejo e a capacidade de produzir conteúdos digitais. Estas competências adquiridas pelos alunos envolvidos neste projeto, nomeadamente a capacidade de pensamento crítico, têm-se relevado positivamente no desempenho em disciplinas como a matemática e o português.

O projeto T_CODE, dirigido por quatro técnicos do Tagusvalley – Parque de Ciência e Tecnologia, envolve todas as turmas dos 3º e 4º anos do concelho de Abrantes (27 turmas), num universo de mais de 430 alunos e cerca de 30 professores e, neste ano letivo, foi alargado a 14 turmas do 5º ano (cerca de 250 alunos e 11 professores) e a três turmas do 10º ano (60 alunos e uma professora).

Financiado exclusivamente pelo orçamento da Câmara Municipal, o projeto T_CODE é resultado de uma parceria entre o Município, Agrupamentos de Escolas de Abrantes, Tagusvalley e Fundação Raspberry Pi, sediada na Grã-Bretanha.

O Município descodifica programa da seguinte forma: ”T_CODE = + Tecnologia + Educação + Cidadania”