Pesquisar notícia
sábado,
20 abr 2024
PUB
Abrantes

Autarquia apoia coletividades com mais de 900 mil euros (C/ ÁUDIO e FOTOS)

6/05/2022 às 17:30
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Esta quinta-feira, dia 5 de maio, o Município de Abrantes assinou os Contratos-Programa com os representantes das 78 coletividades que viram as suas candidaturas aprovadas no âmbito do FINAbrantes 2021/2022, nas Medidas 1, 2, 3 e 4, Cultura, Juventude e Social, respetivamente, e também a Medida Investimento, num total de mais de 900 mil euros.

A cerimónia de assinatura dos contratos-programa decorreu em Tramagal, no Largo dos Combatentes, junto à sede do Tramagal Sport União (TSU) que recentemente assinalou os seus 100 anos de vida, e contou com as presenças, entre outros, do coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto, José Lima, do presidente da Junta de Freguesia de Tramagal, António José Carvalho, e do presidente do TSU, João Serafim, que salientou “a importância destes apoios do Município para a continuação do trabalho das associações”.

 

O presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, começou por referir que “é inegável que o tecido associativo em Abrantes é a expressão organizada de um dos mais dinâmicos agentes de transmissão de identidade cultural, social e desportiva do nosso concelho” e salientou que, apesar da pandemia, “as nossas associações foram e continuarão a ser decisivas para garantir o que de melhor o futuro nos reserva”.

 

Nos últimos quatro anos, o Município de Abrantes investiu mais de 2,5 milhões de euros neste programa de apoio às coletividades, valor “que reconhece a importância que estas coletividades têm para o nosso concelho”.

Para 2022, o total do financiamento aprovado foi de 908.095,02 euros para 78 coletividades e um total de 172 projetos aprovados. No valor total do apoio está incluída a verba de 300 mil euros, que se veio juntar ao meio milhão de euros habitual do FINAbrantes, para apoiar as instituições desportivas, culturais e sociais com a conservação/beneficiação e construção de infraestruturas e a aquisição de equipamentos e de viaturas que, neste ano de 2022, contemplou 19 entidades. “Este é um pacote financeiro que voltaremos a ter porque foram muitas as candidaturas que recebemos este ano e não conseguimos apoiar todos”, salientou Manuel Jorge Valamatos.

 

FINAbrantes distinguido com Bandeira de Ética

 

Durante a cerimónia, foi entregue à Câmara Municipal de Abrantes a Bandeira de Ética, atribuída pelo Plano Nacional de Ética no Desporto, pelas mãos do seu coordenador Nacional, José Lima. A Bandeira de Ética vem, assim, certificar o programa FINAbrantes por valorizar os projetos diferenciadores e inovadores que contribuem para a igualdade de género e não-discriminação, para a educação parental e para a ética dos valores. “Esta bandeira é a certificação de boas práticas”, destacou José Lima, que apelou ainda a todos os dirigentes associativos presentes a “apresentarem candidatura dos seus projetos a esta certificação”.

 

Para o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, “esta certificação orgulha-nos, mas também nos responsabiliza para continuar a fazer mais e melhor, reforçando, ainda mais, o compromisso municipal no apoio ao tecido associativo e na promoção dos valores éticos do Desporto”.

“O Município de Abrantes tem confiado e continuará a confiar no papel das suas associações, entendendo-as como essenciais e determinantes para a união do nosso concelho”, concluiu Manuel Jorge Valamatos.

O FINAbrantes é um programa municipal de incentivo a entidades concelhias que tem como objetivo manter e apoiar as atividades das diversas entidades nas áreas da cultura, desporto, recreio, juventude e da intervenção social, de forma regular e diversificada, uma vez que são pilares fundamentais de coesão social e de apoio aos interesses e necessidades de cada cidadão.