Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
Abrantes

Aprovado o Plano Operacional Municipal 2022 para Defesa da Floresta

3/06/2022 às 14:47
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Plano Operacional Municipal (POM) 2022 e respetiva cartografia, aprovado por unanimidade na reunião da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais (CMGIFR), realizada no passado dia 4 de maio, foi dado a conhecer ao Executivo Municipal na reunião de 31 de maio.

Este plano operacional, articulado com o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, é revisto anualmente e tem como objetivo a operacionalização de todo o dispositivo de defesa da floresta contra incêndios, sendo fundamental no planeamento do combate aos incêndios florestais.

Pretende-se contribuir para que a capacidade de resposta face a uma emergência, provocada por um incêndio florestal, seja mais rápida e mais eficaz e que todos os intervenientes se encontrem articulados e coordenados em todas as situações.

O documento define os meios humanos, técnicos e materiais que deverão ser utilizados nas operações de prevenção, vigilância, primeira intervenção, combate, rescaldo e pós-rescaldo no concelho e regula a articulação entre entidades e organismos municipais e distritais. Apresenta uma descrição dos procedimentos que deverão ser adotados por cada entidade interveniente no processo, bem como as suas áreas de intervenção, locais estratégicos de posicionamento, entre outros, em cada fase do dispositivo de prevenção e combate a incêndios.

Este plano anual é elaborado pelos técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil com os contributos dos representantes das várias entidades que integram a CMGIFR.