Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Mação

António Louro renuncia ao cargo na Câmara para assumir Aflomação a tempo inteiro

9/01/2024 às 09:45
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O vice-presidente da Câmara de Mação, António Louro, renunciou ao mandato autárquico para se dedicar a tempo inteiro à gestão florestal do concelho.

Na sua página de facebook, o até aqui vereador e vice-presidente da Câmara de Mação, refere que nas atuais circunstâncias, considero que “é mais fácil substituir o Vereador António Louro na Câmara Municipal do que encontrar forma de substituir o Presidente da Aflomação e da AZR, sem colocar em risco a oportunidade histórica para o nosso concelho que representam os projetos das AIGP e os tão significativos investimentos e apoios envolvidos.”

Na mesma nota refere sentir que, neste momento, e para servir o concelho de Mação, “sou mais necessário e útil a desempenhar as funções de presidente da Aflomação e da AZR do que como vereador da Câmara Municipal.”

António Louro revela que, por isso, “e apesar da natural tristeza que sinto com esta situação” apresentou a renúncia ao mandato e ao desempenho das funções de vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Mação.

E sublinha que vai assumir a partir de agora, a “presidência da Aflomação e da AZR a tempo inteiro, com uma remuneração equivalente à que agora recebo na Câmara, mas inferior por exigência minha.”

António Louro revela ainda que esta sua atitude pessoal “representa também um enorme e inequívoco voto de confiança no sucesso na implementação das AIGP, apesar de estar consciente do extraordinariamente difícil desafio que representam."

Os primeiros cinco projetos (Ortiga, Envendos, Castelo, Amêndoa, Penhascoso) estão na fase final de aprovação, e irão muito em breve iniciar execução no terreno, aos quais os restantes quatro (Cardigos, Carvoeiro, Aboboreira, Mação) se juntarão nos próximos dias.

E, porque é que António Louro decidiu tomar posição, havendo até a perceção que poderia ser o candidato à Câmara de Mação nas eleições de 2025, o que diz não irá acontecer. É que o vereador é também o presidente da Aflomação – Associação Florestal do Concelho de Mação, uma entidade que tem mais de 20 funcionários, mas sem fins lucrativos.

A explicação é mais profunda e como a associação não pode distribuir lucros pelos seus sócios, nem realizar ações de comercialização de produtos, a Aflomação promoveu recentemente a constituição de uma entidade capaz de responder aos novos desafios e necessidades trazidos pela implementação das AIGP. Surgiu assim a AZR – Gestão Territorial S.A.. E o presidente da Aflomação, António Louro, é também o presidente desta entidade.

Nesta explicação António Louro diz ter tomado conhecimento, que sendo a AZR uma empresa privada, o cargo de vereador não é compatível com o desempenho de cargos na AZR. “Estou assim colocado perante a situação de ter que optar pelo desempenho de apenas uma destas funções.”

António Louro revela ainda neste seu longo texto que “depois de 20 anos a lutar, enquanto presidente da direção da Aflomação, para melhorar a nossa floresta e a gestão do território, e agora que estão finalmente reunidas as condições para iniciar a mudança e finalmente efetivar este que tem sido o projeto mais marcante na minha ação pública e política, deparo-me agora com a possibilidade de não poder continuar.

Não é segredo nenhum que, desempenhando as funções de Vereador e Vice-presidente, existissem espectativas que viesse a liderar uma candidatura à presidência da Câmara Municipal nas próximas eleições, tendo recebido o apoio e alento de muita gente para avançar, o que não irá acontecer.”

AZR vai gerir as AIGP do concelho de Mação

António Louro explica nesta sua publicação que a AZR é uma empresa com o estatuto de Sociedade Anónima. Hoje, é propriedade da Aflomação, mas as suas “ações” serão entregues aos proprietários que aderirem à gestão conjunta das AIGP. Assim, muito em breve, “os donos desta empresa serão os muitos milhares de proprietários de terras do nosso concelho.”

Esta empresa, cuja atividade agora se inicia, será a entidade gestora das AIGP, e é presidida pelo presidente da direção da Aflomação.

António Louro clarifica que “ao longo dos 20 anos em que exerço o cargo de presidente da direção da Aflomação, recebi nenhum ordenado, pagamento, senha de presença ou qualquer outro tipo de compensação. O que também é o caso até ao momento, naturalmente, com o cargo de Presidente da AZR.”

No final deste texto António Louro deixa agradecimentos “a todos aqueles que contribuíram para o desempenho das minhas funções na Câmara Municipal de Mação, a todos os funcionários, e de uma forma muito especial, àqueles com quem tive o privilégio de mais de perto poder trabalhar e ao Presidente Vasco Estrela.”

António Louro desempenhava as funções de vice-presidente da Câmara de Mação e tinha responsabilidade dos seguintes pelouros: Ambiente; Paisagem e Floresta; Prevenção de Fogos Florestais; Proteção Civil; Águas e Saneamento; Coordenação de Obras Municipais; Coordenação do Estaleiro Municipal; Salubridade Urbana e Higiene; Serviço de Informação Geográfica; Jardins, Parques e Espaços Verdes; Coordenação de Requalificação de Património Histórico Concelhio.