Pesquisar notícia
domingo,
28 abr 2024
PUB
Mação

Alunos desafiados a conhecer melhor o concelho através de jogo didático (C/ áudio e fotos)

17/11/2023 às 17:35
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Esta sexta-feira, dia 17 de novembro, assinala-se o Dia Internacional dos Estudantes, data que procura, entre outros objetivos, enaltecer a importância dos estudos e dos estudantes na construção da sociedade.

Foi precisamente com esta certeza que a Câmara Municipal de Mação assinalou a data, oferecendo a todos os alunos do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte de Mação, o jogo que produziu, em parceria com a "Science4you".

Os estudantes receberam o jogo "Uma Aventura pelo Verde Horizonte de Mação" esta manhã pelas mãos do presidente da Câmara Municipal, Vasco Estrela, acompanhado pelo vice-presidente António Louro e pela vereadora Margarida Lopes, bem como pelo diretor do Agrupamento, José António Almeida.

A entrega foi feita em todas as escolas, em Mação e Cardigos. Todos os alunos receberam um jogo, desde o jardim-de-infância ao 12.º ano. Embora o jogo requeira saber ler, sendo aconselhado para uma idade a partir dos oito anos, o objetivo é que mesmo os mais pequenos levem o jogo para casa, onde os pais o podem mostrar e guardar para jogar quando tiverem idade e aí ficarão a conhecer melhor o seu concelho.

Na entrega, e constatando junto de várias crianças que algumas não conheciam outras freguesias do concelho, apenas aquela onde vivem, Vasco Estrela referiu precisamente que “há coisas que não se podem mudar, uma delas é de onde vimos, onde estão as nossas raízes, e este jogo será sempre sobre as raízes, onde quer que a vida os leve”. Referiu ainda que “é um jogo que não fica sem bateria, o ecrã não se parte e o conteúdo é sempre atual. Um jogo para a vida”, disse.

Foram distribuídos já 750 jogos, entre alunos e professores, sendo que os restantes 250 vão ficar disponíveis para venda, já na Feira do Livro que terá lugar na Biblioteca Municipal durante o mês de dezembro.

O investimento da Câmara Municipal no jogo "Aventura pelo Verde Horizonte de Mação" foi de 17 mil euros, acrescidos de IVA.

Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação 

Que aventura é esta?

Trata-se de um jogo de tabuleiro que convida a embarcar numa "Aventura pelo Verde Horizonte de Mação" percorrendo todas as freguesias do concelho de Mação, “os seus encantos, cantos e recantos”.

O jogo é composto pelo tabuleiro, instruções, dado, peões e um conjunto de 52 cartas com perguntas sobre geografia, história, atualidade, cultura e património das várias freguesias do concelho.

Por ter uma componente pedagógica muito forte sendo simultaneamente didático, educativo, educacional e instrutivo, o público-alvo deste jogo são as crianças e jovens que levam, assim, o jogo para casa e, em família, ficarão todos a conhecer melhor o concelho.

Numa altura em que as novas tecnologias e o digital estão muito presentes na vida de todos, este jogo, mais tradicional, de tabuleiro, procura, por um lado, resgatar as brincadeiras clássicas dos jogos de tabuleiro que promovem a interação, a comunicação e a cumplicidade e, por outro lado, é material, palpável, tangível e ficará por muito tempo em muitas casas do concelho de Mação.

Fotos: Antena Livre e Município de Mação