Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
Abrantes

Abrantes vê aprovado investimento de 1 ME para requalificar escola no Tramagal (c/áudio)

21/04/2023 às 16:10
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Câmara de Abrantes anunciou hoje a aprovação de uma candidatura para a requalificação da Escola Básica e Secundária de Tramagal, cujas obras deverão arrancar no final deste ano letivo, num investimento de um milhão de euros.

“Há muito que desejávamos que este processo pudesse estar concluído em termos de aprovação de financiamento e que o Tribunal de Contas exigia para que se pudesse avançar com a obra”, disse hoje à Lusa o presidente do município de Abrantes (Santarém), tendo feito notar que, “agora, com a aprovação por parte da CCDRC [Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro] estão reunidas todas as condições para avançar” com a empreitada.

Manuel Jorge Valamatos (PS) disse ainda estar “a articular” com o empreiteiro para que, “logo que termine o ano letivo, se possam iniciar os trabalhos”, tendo destacado uma requalificação “necessária” e “há muito desejada pela comunidade educativa e pela comunidade em geral”.

Com um investimento total de 955.590,86 euros, acrescido de IVA, a empreitada de requalificação da Escola Básica e Secundária de Tramagal terá apoio comunitário de 85%, correspondente a um valor de 633.842,77 euros, no âmbito do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER), no seguimento da candidatura aprovada, cabendo ao município de Abrantes um investimento que ascende a 300 mil euros.

Com um prazo de execução de 180 dias, a empreitada de requalificação e modernização da Escola Secundária de Tramagal prevê a requalificação de 11 salas de aula, 16 salas de atividades, três laboratórios, um auditório, uma sala de professores, a biblioteca, copa, duas cozinhas e dois refeitórios.

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

Em comunicado, o município refere ainda que a intervenção na escola prevê “trabalhos nos quatro blocos” do estabelecimento, estruturas que apresentam, na generalidade, “sinais de degradação física e diversas anomalias construtivas ao nível das platibandas, pavimentos, caixilharias e pinturas, bem como as coberturas com fibras de amianto, infraestruturas degradadas, desadequadas, insuficientes e inexistentes”.

A empreitada prevê ainda resposta às atuais “condições de acessibilidade insuficientes e adequadas para pessoas com mobilidade condicionada”, e que “obrigam a trabalhos de reabilitação de modo a melhorar os níveis de qualidade, conforto e segurança para os seus utilizadores”.

A empreitada foi adjudicada em 2022 à empresa Mothause, Unipessoal, Lda, através de concurso público, encontrando-se o contrato a aguardar o visto do Tribunal de Contas.

A Escola Básica e Secundária Octávio Duarte Ferreira, com cerca de 220 alunos, pertencente ao Agrupamento de Escolas Nº 2 de Abrantes, tem atualmente, além do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, o ensino secundário, com oferta formativa de cursos profissionais que possibilitam o prosseguimento de estudos no ensino superior ou em cursos de especialização tecnológica.

C/Lusa