Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
Médio Tejo

Abrantes, Entroncamento, Torres Novas e Barquinha vão realizar Congresso do Desporto (C/ ÁUDIO)

28/09/2022 às 12:14
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Teve lugar esta terça-feira, dia 27 de setembro, no Centro Cultural do Entroncamento, a apresentação pública do Congresso do Desporto, que se realiza nos dias 5 e 6 de novembro, numa organização conjunta dos Municípios de Abrantes, Entroncamento, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

Um momento que contou com a presença dos presidentes das autarquias, nomeadamente, Manuel Jorge Valamatos, de Abrantes, Jorge Faria, do Entroncamento, Pedro Ferreira, de Torres Novas e Fernando Freire, de Vila Nova da Barquinha, que enalteceram o facto desta conjugação de sinergias para a realização de um evento que terá uma dimensão regional. O evento “potencia o território do Médio Tejo e tal como as atividades desportivas, promove o sentido de união, de equipa e do coletivo”.

O presidente da Câmara do Entroncamento deu as boas-vindas a todos os presentes e começou por dizer que a iniciativa partiu da Câmara Municipal de Abrantes.

Coube também a Jorge Faria apresentar os temas que iram ser debatidos pelos vários painéis. No dia 5, em Abrantes, Entroncamento, Torres Novas e Barquinha, com as conclusões a serem apresentadas no dia 6, em Abrantes.

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes, disse que este é um primeiro Congresso que abrange a região do Médio Tejo porque o território precisa desta articulação entre todos. Destacou a coordenação de Paulo Lourenço, o grande impulsionador da iniciativa.

 

Pedro Ferreira, presidente da Câmara de Torres Novas, lembrou a evolução que o desporto teve nos últimos 30 anos e, apesar das condicionantes, a região consegue ter campeões. Destacou a importância dos temas que vão estar em debate para o futuro do desporto.

 Fernando Freire, presidente da Câmara de Vila Nova da Barquinha também teve uma palavra para Paulo Lourenço pelo trabalho desenvolvido e explicou quais os parceiros institucionais que se ligaram a este projeto.

 

O programa do congresso agrega vários plenários com oradores reconhecidos e de mérito na sua área de intervenção e no panorama desportivo e pode ser consultado AQUI.

De referir que, no domingo, 6 de novembro, serão apresentadas as conclusões e considerações dos painéis do Congresso.

O Congresso do Desporto é certificado pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, com a atribuição de créditos aos técnicos de desporto participantes.

As inscrições para o Congresso do Desporto irão abrir em breve.