Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Incêndios

Vinte e dois concelhos de quatro distritos em perigo máximo de incêndio

17/04/2023 às 07:46
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Vinte e dois concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco apresentam hoje perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Na região os concelhos de Abrantes, Barquinha, Chamusca, Constância, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal e Tomar (distrito de Santarém), Vila de Rei e Proença-a-Nova (distrito de Castelo Branco) e Gavião e Nisa (distrito de Portalegre) apresentam hoje risco máximo para a ocorrência de fogos rurais.

O IPMA colocou também mais de 50 concelhos de Faro, Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Coimbra, Guarda Viseu, Vila Real e Bragança em risco muito elevado de incêndio.

Vários concelhos de todos os distritos do continente, exceto Aveiro, Porto e Viana do Castelo, apresentam hoje risco elevado de incêndio.

O IPMA prevê perigo de incêndio muito elevado pelo menos até quinta-feira.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo e vento fraco do quadrante leste, rodando para o quadrante norte na faixa costeira ocidental durante a tarde.

A previsão aponta ainda para acentuado arrefecimento noturno e pequena subida de temperatura nas regiões Norte e Centro, em especial no litoral.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 8 graus Celsius (em Bragança) e os 15 (em Portalegre, Faro e Porto) e as máximas entre os 23 (na Guarda) e os 33 (em Santarém e Setúbal).

C/ Lusa