Pesquisar notícia
terça,
19 mar 2024
PUB
Vinhos Tejo

Vinhos: Vale do Armo e Casal da Coelheira premiados pelo Crédito Agrícola

2/12/2021 às 17:45
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Crédito Agrícola, em parceria com a Associação dos Escanções de Portugal, distinguiu quatro vinhos da Região do Tejo com Medalha de Ouro no 8.º Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola. A cerimónia de anúncio decorreu no Ritz Four Seasons Hotel, em Lisboa, no passado dia 26 de Novembro.

A cerimónia de entrega dos prémios, que contou com a presença de Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura, Bernardo Gouvêa, presidente do IVV- Instituto da Vinha e do Vinho, entidade que certifica o Concurso desde a primeira edição e Licínio Pina, presidente do Crédito Agrícola, foi conduzida por Sílvia Alberto e reuniu produtores, representantes de cooperativas, enólogos, escanções e responsáveis do Crédito Agrícola de todo o país.

Na categoria de vinhos brancos, foi distinguido o Vila Jardim Reserva 2020 da Quinta Vale do Armo, em Sardoal. No que respeita aos vinhos tintos, foi reconhecido o Herdade dos Templários Touriga Nacional Grande Escolha 2018 da Quinta do Cavalinho, de Tomar, e o Mythos 2019 do Casal da Coelheira, de Tramagal, concelho de Abrantes.

Além destas medalhas, o Casal da Coelheira Limited Edition Vinho Regional Tejo 2020 do Casal da Coelheira foi ainda premiado, na categoria de vinhos brancos, com a Grande Medalha de Ouro.

Dos 167 vinhos brancos, tintos e espumantes colocados à prova por 101 produtores nacionais das várias regiões vitivinícolas do país, o júri distinguiu, durante as provas cegas realizadas a 5 e 6 de novembro, 53 vinhos com a Tambuladeira dos Escanções de Portugal, três com a Grande Medalha de Ouro e 50 com medalhas de ouro. Entre o painel de Júri, destaque para William Wouters, presidente da ASI – Associação Internacional de Escanções.

À semelhança das medalhas entregues à Região do Tejo, foram ainda distinguidos vinhos oriundos das regiões vitivinícolas de Vinhos Verdes (duas medalhas), Trás-os-Montes (uma medalha), Douro (onze medalhas), Beira Interior (uma medalha), Dão (nove medalhas), Bairrada (duas medalhas), Lisboa (quatro medalhas), Península de Setúbal (três medalhas), Alentejo (quinze medalhas) e Algarve (uma medalha).

A iniciativa do Crédito Agrícola pretende “apoiar o sector vitivinícola e o desenvolvimento das economias locais, especialmente as Cooperativas e os produtores, promovendo e colocando à prova a qualidade dos vinhos nacionais”.

Fotos: Crédito Agrícola