Pesquisar notícia
segunda,
16 set 2024
PUB
Sociedade

Tagus Valley: Projeto abrantino é um dos vencedores do programa de aceleração SPIN+

20/09/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Rui Brazão vencedor do SPIN+

Chama-se Academia Portuguesa de Atitude Mental Positiva e foi um dos projetos vencedores da 1ª edição do SPIN +, um acelerador de ideias de base tecnológica e criativa. A ideia de negócio é do abrantino Rui Brazão que foi contemplado com 5 mil euros, sendo que aos 10 vencedores da região centro foi entregue um prémio total de 50 mil euros.

Os resultados foram dados a conhecer na terça-feira, dia 18 de setembro, numa cerimónia que decorreu no Tagus Valley, em Abrantes, e que contou com apresentação de dois programas de aceleração de ideias: o SPIN+ e o Arrisca C.

Apresentação do SPIN+

Rui Brazão tem a sua empresa Poder dos Comportamentos, um projeto de formação e coaching, incubada no Tagus Valley e motivado pela entidade decidiu concorrer ao SPIN+ há cerca de um ano. Conta que “a Tagus Valley organizou o SPNI +” e que o motivou “a concorrer com uma ideia de negócio. Assim o fiz, concorri com a ideia de uma Academia de Formação, neste caso a Academia Portuguesa de Atitude Positiva”.

O empresário refere que a motivação para concorrer partiu do facto de poder “chegar a mais pessoas com uma Academia de Formação” em vez do seu projeto estar focalizado somente em si.

“O SPIN+ é um programa muito completo (…) posso contar que a minha visão inicial da minha ideia de negócio mudou de uma forma significativa. Percebi que deveria de ser obrigatório a todos os empresários fazer um programa destes uma vez que [o empresário] pode correr o risco de ter uma ideia de negócio e ela decorrer durante muitos anos e não ser viável, e este programa ajuda a perceber isso mesmo”, explicou Rui Brazão.

Em jeito de balanço, o abrantino avança que o SPIN+ permite ao empreendedor “criar uma estrutura empresarial em relação à sua ideia inicial de negócio, de uma forma muito mais bem estruturada, com conhecimentos jurídicos, de finanças, estratégicos,” etc.

Recorde-se que o SPIN+ é um programa de aceleração focado no desenho e validação de modelos de negócio que valorizam o conhecimento de base tecnológico e a sua orientação para o mercado. O programa estimula a criatividade, minimiza o risco de apostas em projetos não sustentáveis, levando os empreendedores a testarem os seus produtos / serviços junto de potenciais clientes, com o objetivo de criação de Startups competitivas.

Os 10 premiados da 1ª edição do SPIN+ foram: a Academia Portuguesa de Atitude Mental Positiva  do TAGUSVALLEY Abrantes; a ASHA All Shoes Adaptable da IEUA Aveiro; a BioExplant do CEI CATAA Castelo Branco; a CN Biofixwood da BLC3 Oliveira do Hospital; a INDUTI do OPEN Marinha Grande; a NAZ – Sustainable FashioN do PARKURBIS Covilhã; a Pow-Wow Tribe  e a Sound Particlesda IDDNET Leiria; a 3DTILE da OPEN Marinha Grande e a Turismo para Todos! Do IPN de Coimbra.

TAGUSVALLEY apresentou dois programas de aceleração na área do empreendedorismo

Também na terça-feira, decorreu a iniciativa “INOV & IDEIAS”, no auditório do Parque Tecnológico do Vale do Tejo.

O evento contou com a apresentação de dois programas de aceleração na área do empreendedorismo e inovação. A iniciativa pretendeu promover uma conversa esclarecedora sobre os aspetos a ter em conta quando se desenvolve uma ideia de negócio.

A ação contou com a intervenção de Paulo Santos, da RIERC - Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro, que apresentou o acelerador de ideias de base tecnológica e criativa SPIN+.

Por sua vez, Pedro Saraiva, diretor executivo do Tagus Valley, apresentou o concurso - Arrisca C - concurso de ideias e conceitos de negócios que visa estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio em torno dos quais se perspetiva a criação de novas empresas.

Apresentação Arrisca C

Por último, marcou presença, José Vale, da Agência para a Competitividade e Inovação, I.P, que apresentou aos presentes os apoios disponibilizados pelo Governo Português aos empreendedores que querem concretizar uma ideia de negócio.

As inscrições para o SPIN+ estão abertas até dia 2 de outubro, em: https://rierc.pt/news/6. Já as candidaturas ao programa - Arrisca C - estão abertas até 31 de outubro em: http://www.uc.pt/gats/eventos_e_iniciativas/a_decorrer/arrisca_c/candidaturas_fases