Pesquisar notícia
domingo,
28 abr 2024
PUB
Calor

Sete distritos do continente sob aviso vermelho entre 3.ª e 5.ª feira devido ao calor

21/08/2023 às 14:44
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Sete distritos do continente vão estar entre terça e quinta-feira sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Santarém vão estar sob aviso vermelho entre as 00:00 de terça-feira e as 10:00 de quinta-feira devido à persistência de valores muito elevados da temperatura máxima.

Os restantes distritos do continente vão estar entre estes dias sob aviso laranja (o segundo mais grave), também devido ao tempo quente, segundo a informação divulgada, disponível no ‘site’ do instituto.

Os distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Faro e Setúbal já estão hoje sob aviso laranja e os distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Viseu, Leiria, Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa e Santarém a amarelo.

O IPMA colocou também a costa sul da Madeira sob aviso laranja até às 23:00 de terça-feira por causa do tempo quente, passando depois a amarelo até às 23:00 de quarta-feira.

Sob aviso amarelo estão também a costa norte da Madeira e o Porto Santo até às 23:00 de quarta-feira.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê um aumento da temperatura nos próximos dias, alertando que as máximas podem atingir valores acima dos 40 graus Celsius (ºC) em alguns locais.

“Prevê-se uma subida generalizada dos valores de temperatura máxima nos próximos dias, com valores que entre os dias 21 e 24 irão estar próximos dos 40°C na região Sul e interior norte e centro, podendo atingir pontualmente 44°C em alguns locais do Alentejo e Vale do Tejo”, indicou o instituto no sábado.

Já no litoral norte e centro, a temperatura máxima será mais baixa, com valores entre os 30ºC e 35°C, “sendo inferiores na faixa costeira”.

Durante a noite, as temperaturas mínimas também serão elevadas, “com valores superiores a 20°C (noites tropicais) em grande parte do território, podendo mesmo não descer abaixo dos 25°C em alguns locais do Algarve, Alentejo e na Beira Interior”.

O IPMA prevê que as temperaturas só comecem a descer de forma generalizada a partir de sexta-feira, “atingindo valores normais para a época do ano no fim de semana de 26 e 27”.

A subida de temperatura está relacionada com “uma crista anticiclónica que se estende desde os Açores até à Europa Central, promovendo o transporte de uma massa de ar quente e seco com origem no norte de África sobre o território do continente”.

Por causa das condições meteorológicas, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até sexta-feira.

DGS recomenda medidas adicionais face ao aumento da temperatura

 A Direção-Geral da Saúde recomenda a adoção de medidas de proteção adicionais, como a ingestão de água, face ao aumento da temperatura prevista para os próximos dias, que pode chegar aos 40 graus em algumas localidades.

Em dias de temperaturas elevadas, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda aumentar a ingestão de água, pelo menos 1,5 litros por dia, ou de sumos de fruta natural, sem açúcar, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente desportivas e de lazer no exterior.

A DGS aconselha ainda a dar “atenção especial” aos grupos mais vulneráveis ao calor, como crianças, pessoas idosas, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas.

Deve assegurar-se que as crianças bebem frequentemente água ou sumos de fruta natural e que permanecem em ambiente fresco e arejado. A mesma indicação é dada para os idosos e pessoas que vivam isoladas.

“As crianças com menos de seis meses não devem estar sujeitas a exposição solar, direta ou indireta”, reforça a DGS.

Escolher as horas de menor calor para viajar de carro e não permanecer dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol são outros dos conselhos que a DGS deixa na sua página de internet.

Nos dias de maior calor, é aconselhado procurar ambientes frescos e arejados ou climatizados, pelo menos 2 a 3 horas por dia e evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas.

Deve-se utilizar "protetor solar com fator igual ou superior a 30 e renovar a sua aplicação de 2 em 2 horas e após os banhos na praia ou piscina", informa ainda a DGS.

A autoridade de saúde recomenda também a utilização de roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção ultravioleta.

Os doentes crónicos ou sujeitos a medicação ou dietas especificas devem seguir as recomendações do médico assistente ou do centro de contacto SNS 24, através do número 808 24 24 24.

“Para se proteger dos efeitos negativos do calor intenso mantenha-se informado, hidratado e fresco”, reforça a DGS.

Lusa

Palavras chave:
Calor IPMA DGS;