Pesquisar notícia
sexta,
17 mai 2024
PUB
Abrantes

Senhor Manel e Dona Cila despedem-se dos clientes mas “Tonho Paulos” continua de portas abertas (C/ Áudio)

21/04/2023 às 16:57
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Entrou na Cervejaria Bilhar como empregado corria o ano de 1968. Uma década de interregno noutro estabelecimento da cidade, o Café Pelicano, e o cumprimento do serviço militar foram as ausências verificadas atrás do balcão. A 22 de abril de 2023, o senhor Manel e a dona Cila vão deixar de estar à frente da Cervejaria Bilhar. A casa abrantina que todos conhecem como “Tonho Paulos” faz parte da história da cidade e dos abrantinos.

Manuel Lopes tinha 13 anos quando começou a trabalhar no “Tonho Paulos”. Há 34 anos que está, por conta própria, a gerir a casa. O senhor Manel e a dona Cila viram passar gerações e há clientes que “conheci os avós, os pais, depois com os filhos, agora os netos e alguns já com bisnetos”. Falámos em clientes mas, ao fim de todos estes anos, é de família que se trata. “Família mesmo, esta que tivemos durante estes anos todos”, refere Manuel Lopes que nos confessa que se não vir uma pessoa durante uns dois dias, tem que perguntar se se passa alguma coisa e se está tudo bem. “Tenho esta preocupação, são pessoas que vejo todos os dias. Se não vierem dois dias seguidos, fico mesmo preocupado”.

Com a voz embargada e o coração a querer saltar do peito, Manel e Cila lá nos foram respondendo, sem conseguirem conter a emoção que os invadia. A onda de amizade que se tem gerado nas últimas horas, a hora da despedia, “aquece-nos muito o coração, deixa-me comovido e custa-me muito deixar isto”.

“É uma amizade imensa. Vimos crescer as pessoas e o carinho que temos pelas pessoas, percebemos que também têm por nós”, acrescenta dona Cila que ainda diz que “recebemos mais do que demos e é isso que me faz chorar”.

O agradecimento, esse deixaram-no aos microfones da Antena Livre. “Agrademos a todos, a todos mesmo, pelo que nos ajudaram durante todos estes anos. Pequeninos, grandes, de classe média, de classe baixa... para nós não há diferença”.

As histórias de quem esteve mais de 50 anos atrás do balcão, levam-nas a todos. “Em tantos anos, há histórias boas e outras menos boas mas guardamos tudo. São lembranças maravilhosas”.

Manel e Cila viram agora chegar a hora do merecido descanso, de ter “mais tempo para a família e até ter tempo um para o outro”, como nos revela a dona Cila que também vai aproveitar para ir mais à missa. “Às vezes conseguia ir ao domingo”.

O facto da Cervejaria Bilhar não encerrar portas também lhes transmite um sentimento que não conseguiram descrever. O novo proprietário foi escolhido “de alma e coração”, após “uma conversa ao balcão”. Dona Cila conta que o novo proprietário “é um cliente de há muitos anos, muito carinhoso e sempre muito educado. Eu escolhi-o e o meu marido concordou”.

Os segredos da cozinha e dos famosos petiscos, esses estão salvaguardados. Dona Cila já passou toda a informação para que pouco ou nada mude neste departamento. “Nós vamos ajudar no que precisarem. Estaremos cá sempre que nos peçam”.

Quer o novo proprietário, que já requisitou a presença do casal como clientes, quer os clientes que frequentam o espaço, deixam Manel e Cila enternecidos.

“Uma coisa que eu não estava à espera é que toda a gente grita «Ó Cilinha, eu quero-a cá a tomar café connosco». Eu não estava à espera que fosse assim”. Já Manuel Lopes reconhece que estas últimas horas “estão a ser difíceis”. Apesar de não ser uma despedida efetiva, “já não vai ser a mesma coisa”, confessa.

 

O novo proprietário promete manter as características que fizeram do “Tonho Paulos” um sucesso

Ao balcão, à conversa, estava o novo proprietário do estabelecimento. Júlio Afonso, que todos conhecem como “simplesmente Afonso”, lá acedeu a falar connosco.

Confirmou que a ideia de ficar à frente do espaço “partiu de uma simples conversa aqui, ao balcão. Na altura, eu mostrei-me interessado que, um dia, isto podia acontecer”, referindo-se à aposentação do casal. “Ao acontecer, eu tomava a liberdade e assumia a disponibilidade de dar continuidade a este negócio”.

Afonso frequenta a casa “há já muitos anos” e revela “que ganhei uma empatia pelas pessoas, pela casa, pelos amigos que encontramos aqui diariamente. Foi esse conceito que me levou a arriscar. Cá estarei ara dar continuidade ao que a dona Cila e o senhor Manel foram conquistando”.

O serviço vai manter-se, acrescentando “algumas coisas mais à frente” mas, para já, “é dar continuidade àquilo que os abrantinos se habituaram e gostam”.

Quanto ao facto de ter sido “escolhido” para ficar à frente da Cervejaria Bilhar, num ato de “amizade e confiança”, Afonso reconhece que é “uma grande responsabilidade”. Contudo, “uma boa educação e empatia com as pessoas faz com que isto aconteça com bastante naturalidade. Essa foi e será sempre a minha postura e sei que vou ter sucesso”.

Na manhã deste sábado, o senhor Manel e a dona Cila ainda vão ser caras presentes atrás do balcão para servir os seus clientes.

A Cervejaria Bilhar/ Tonho Paulos abrirá com nova gerência no dia 1 de maio.

Por parte da equipa da Antena Livre, um enorme obrigado ao senhor Manel e à dona Cila por todos estes anos de simpatia, ao Afonso votos de sucesso.