Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Sociedade

Sardoal: Incêndio de Cabeça das Mós em resolução desde as 22:45 (C/ÁUDIO)

4/09/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

22:45

Incêndio e considerado em resolução. O posto de comando é instalado junto ao Cemitério de Cabeça das Mós para permitir a orientação dos trabalhos de consolidação do perímetro de fogo e prevenção. Segundo Nuno Morgado, comandante operacional, os trabalhos vão acontecer ao longo de toda a madrugada, onde se espera que a diminuição das temperaturas e o aumento da humidade relativa permitam fazer todos os trabalhos de rescaldo. Segundo os dados da página da Proteção Civil estão no local 174 operacionais apoiados por 51 viaturas, para além da GNR e da Proteção Civil Municipal de Sardoal.

Ao longo do dia desta sexta-feira muito meios vão continuar neste teatro de operações no sentido de fazer prevenção e resolver qualquer reacendimento que possa acontecer.

Reportagem do jornalista Jerónimo Belo Jorge 

22:00

Incêndio tem três frentes ativas, mas está a ceder aos meios que estão no terreno. Apesar deste trabalho de posicionamento dos meios perto das habitações de Cabeça das Mós acontecem incêndios nascentes na freguesia de Mouriscas, mais a sul, que podem ser consideradas projeções.

Do Posto de Comando, dentro da Cabeça das Mós, Nuno Morgado, comandante dos Municipais de Sardoal, indica via rádio o local onde se avista o clarão desde fogo em Mouriscas, na zona do Cotovelo. Minutos depois é dado como em resolução.

Nesta altura o comandante operacional dispõe os meios no sentido de apagar os dois pontos quentes que podem ainda provocar estas projeções.

No terreno estavam, nesta altura, 191 operacionais apoiados por 56 viaturas.

20:30

É dado o alarme de incêndio na zona de Cabeça das Mós, freguesia e concelho de Sardoal. São acionados muitos meios para o teatro de operações. O fogo deflagra com intensidade devido ao vento forte que se fazia sentir. Havia habitações nas proximidades das frentes de fogo, na zona de Cabeça das Mós. Há dois meses já um outro incêndio tinha assolado aquela zona, com grande intensidade.