Pesquisar notícia
quarta,
17 abr 2024
PUB
Ambiente

Rutura em conduta de esgotos "obrigou" a descarga para ribeira de Alferrarede Velha (c/áudio e fotos)

24/07/2023 às 12:04
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A denúncia foi feita na semana passada. Um cidadão de Alferrarede Velha enviou um email a “alertar e pedir ajuda no sentido de pôr fim a descargas poluentes de esgoto, na Ribeira que passa em Alferrarede Velha na rua Conde De Alferrarede junto à ponte.”

Este cidadão fez o alerta para os Serviços Municipalizados de Abrantes, para a Abrantaqua, empresa que tem a concessão da rede de esgotos e Estações de Tratamento de Águas Residuais do Concelho e Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

A Antena Livre também recebeu as fotos através de correio eletrónico e contactados os SMA ficámos a saber que o problema que aconteceu foi uma rutura na conduta da estação elevatória de águas residuais.

Ricardo Aparício, diretor-geral dos SMA, explicou que o problema foi detetado pela empresa Abrantaqua antes da denúncia recebida e que a reparação foi feita. A conduta terá rebentado e causou esta descarga, o que é similar a uma avaria e não a descargas propositadas para a linha de água.

O diretor-geral dos SMA indicou ainda que a APA já questionou a Abrantaqua e que a empresa procedeu a uma série de análises, mas tudo indica que o que motivou a rutura terá sido uma má utilização das águas residuais, criando gorduras que obstruíram a conduta.

Ricardo Aparício, diretor-geral SMA

Ricardo Aparício indicou que depois de reparada a conduta a empresa concessionária fez uma série de descargas de água limpa na ribeira, no sentido de diluir os efluentes que ficaram no leito, tanto mais que, de acordo com os responsáveis, esta é uma ribeira “seca” no verão, ou seja, não tem caudal.

Ricardo Aparício deixou o alerta para que quando algum cidadão detetar uma qualquer situação similar, com esgotos em ribeiras deverá contactar de imediato a Abrantaqua ou os SMA para poderem ser enviadas equipas ao local, para fazer os trabalhos necessários.

Galeria de Imagens

Palavras chave:
Ambiente SMA