Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
Transmissão de Tarefas

Rotary Club de Abrantes tem novos dirigentes

4/07/2022 às 12:18
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Os novos Presidentes: Leonor Pires, Interact, Joana Ferreira, Rotaract e José Luís Silva, Rotary

O Rotary Club de Abrantes realizou na sexta-feira, dia 1 de Julho, a sua Transmissão de Tarefas. A cerimónia decorreu na Quinta das Oliveiras.

 

“Cerimónia de saudação às Bandeiras”

 Para celebrar o final e o início de mais um ano rotário, juntaram-se, entre membros Rotary, entidades oficiais, representantes de outros clubes e convidados, cerca de 80 pessoas, com muitos jovens. A cerimónia começou com a entrega dos diplomas de reconhecimento aos Bolseiros que desenvolveram um programa informático para as candidaturas às Bolsas de Estudo. Seguida da entrega dos diplomas ao Núcleo de Formação do Centro Hospitalar do Médio Tejo, pelos cursos dados de Suporte Básico de Vida. Depois, foram emblemados nove novos membros do Rotaract e duas novas interactistas.

 

“Os emblemados do Rotaract e Interaact com os padrinhos”

Depois do jantar, realizou-se a Transmissão de Tarefas. A cerimónia consiste na passagem da pasta dos antigos presidentes dos clubes aos novos presidentes. Os discursos lembraram as atividades que foram feitas, apresentando as propostas e objetivos para o novo ano rotário.

 Entre atividades de recolha de sangue ou tampas, até arraiais e os Cursos de Liderança ou a entrega de Bolsas de Estudo, pelos quais o Rotary já é conhecido. Os discursos de todos os presidentes, os antigos, Leal Marques Neto, Rotary, Constança Simões Diogo, Rotaract e Maria Estrada, Interact, realçaram o trabalho de equipa e a sensação de missão cumprida.

Leal Neto relembrou a importância do estar disponível para o serviço e de encurtar a distância ao semelhante.

O cónego José da Graça completou o pensamento, dizendo que novas tarefas não são sinónimo de poder, mas de continuidade da linha de serviço.              

O vice-presidente da Câmara Municipal de Abrantes, João Gomes, relembrou que o concelho é muito diferente pela ação do Rotary nos seus 41 anos de existência. Ressalvou também que a Câmara será sempre um parceiro para o que for solicitado.

No ano Rotário que agora se inicia, cujo tema inspirador é “Imagine o Rotary”, os presidentes empossados, José Luís Rodrigues Silva, Rotary, Joana Dias Ferreira, do Rotaract e Leonor Pires do Interact, manifestaram o seu propósito de continuar a trabalhar em prol da comunidade, dando continuidade a projetos estruturantes e criando novos projetos em estreita colaboração com outras entidades.

José Luís Silva fez também uma reflexão sobre o que significa ser rotário. Encerrou a cerimónia lembrando que aquela podia ser a cerimónia de início do ano, mas que o trabalho já tinha começado e que os projetos já estavam em andamento.

Despediu-se dizendo que quando se quer rapidez se plantam flores, quando se quer algo que dure se plantam árvores, mas quando se querem coisas para a eternidade se semeiam ideias.

Filipa Neto