Pesquisar notícia
quarta,
24 abr 2024
PUB
Ucrânia

Rede Social de Abrantes unida em campanha recolha de bens (C/ÁUDIO)

3/03/2022 às 11:02
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Rede Social de Abrantes inicia esta sexta-feira, dia 4 de março, uma campanha de recolha de bens que terão como destino a população da Ucrânia. Trata-se de uma campanha em larga escala que envolve os 73 parceiros da Rede Social de Abrantes, que tem a coordenação da Câmara Municipal e um envolvimento, imprescindível, das juntas de freguesia.

A campanha vai decorrer de 4 a 18 de março em todo o concelho com as entregas de bens a poderem ser efetuadas nas sedes das juntas de freguesia e Cruz Vermelha, nos horários habituais, e nos Bombeiros Voluntários, a qualquer dia e qualquer hora.

Há, de acordo com o que a Antena Livre apurou, uma capacidade de transporte de 24 toneladas de bens até à fronteira com a Polónia que depois serão entregues ao Comité Internacional da Cruz Vermelha e Consulado português naquele país, que os vão fazer chegar onde mais serão necessários.

A vereadora com o pelouro da Ação Social do Município de Abrantes explicou que esta é uma grande operação de logística e que espera uma enorme adesão da população do concelho, tanto mais que tem informação de que há empresas que vão fazer campanhas internas junto dos seus trabalhadores.

Neste momento há em curso já uma campanha de recolha de bens que estão a ser recolhidos em vários pontos do concelho, em estabelecimentos comerciais que aderiram e que vão ser direcionados para as paróquias. Esta é uma campanha que está a ser coordenada pela Cáritas Portuguesa.

Para além da possibilidade de entrega de bens nas Juntas de Freguesia do concelho, Bombeiros e Cruz Vermelha, há ainda a possibilidade de no fim de semana, dias 5 e 6 de março, durante a realização da Feira da Proteção Civil e Cidadania, poderem ser recebidas as doações no Tagusvalley – Parque de Ciência e Tecnologia. Neste evento a entrega de bens pode ser feita no sábado, dia 5, entre as 9h e as 17h e no domingo, dia 6, entre as 9h e as 13h.
Raquel Olhicas destacou, da lista de bens a doar, a necessidade de recolha de produtos de primeiros socorros básicos, enlatados, sacos-cama e comida para animais.

Os bens recolhidos nos diversos pontos de recolha irão, depois de uma primeira triagem feita nos pontos de recolha, para o estaleiro da Câmara Municipal de Abrantes onde será feita a triagem final e empacotamento dos bens em caixas a enviar para a Polónia. A vereadora deixou ainda uma palavra de agradecimento a empresas que estão a apoiar a operação, nomeadamente as comerciais que estão a ceder as caixas para o empacotamento dos bens recolhidos.

Esta campanha de apoio aos cidadãos ucranianos faz parte de um plano global do Município de Abrantes de acolher, integrar e alojar cidadãos ucranianos. Raquel Olhicas não avançou ainda o número de refugiados que podem ser acolhidos em Abrantes, mas revelou que o presidente da Câmara Municipal está em contacto permanente com o governo no sentido de articular esta operação. A vereadora indicou que há já entidades particulares a disponibilizarem habitações, nomeadamente a Santa Casa da Misericórdia e a Paróquia de Abrantes. Há também cidadãos que estão a disponibilizar segundas habitações para poderem receber famílias de ucranianos. Raquel Olhicas revelou ainda que os refugiados que vierem para Abrantes terão o acolhimento necessário, em termos de saúde, empregabilidade e educação.

“Temos já ucranianos que vivem em Abrantes e que se disponibilizaram para ensinar a língua portuguesa a estes ucranianos que vão chegar”, explicou a autarca indicando que a integração total é uma das prioridades.

 

Raquel Olhicas, vereadora CM Abrantes

O Município de Abrantes tem no seu quadro de funcionários cidadãos ucranianos. Raquel Olhicas revelou que o sentimento que existe nestas pessoas é “completamente devastador. É um sentimento de querer ir para o lado dos seus, mas que sabe que se for poderá já não voltar”.
A vereadora indicou que na tarde desta quarta-feira, dia 2 de março, esteve a falar com um dos funcionários ucranianos do Município que lhe disse que a avó, que está na Ucrânia, referia “que ao lado já não há nada. Não há o que comer. E a vontade dele é ir ter com a sua avó. Sabe os riscos que corre.”
Raquel Olhicas concluiu a dizer que “o nosso sentimento, que é devastador, é tão pequenino, é tão mínimo ao pé do que eles sentem. É desumano o que está a acontecer.”

Raquel Olhicas, vereadora CM Abrantes

A campanha vai decorrer de 4 a 18 de março no concelho de Abrantes.


ONDE ENTREGAR
Sede de todas as Juntas de Freguesia
Delegação de Abrantes da Cruz Vermelha
Quartel dos Bombeiros de Abrantes

TIPO DE BENS


PRODUTOS DE HIGIENE ADULTO
Escovas/pastas de dentes
Gel de banho/Shampoo
Toalhitas adulto
Higiene feminina (pensos higiénicos/Tampões)
Resguardos Descartáveis
Fraldas

ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS
Enlatados
Barras de cereais
Cereais/papas
Chá/Café em pó
Leite em pó
Nozes/frutos secos
Sumos/água/leite
Leite em pó

MATERIAL PRIMEIROS SOCORROS
Soro fisiológico
Pensos rápidos
Compressas
Ligaduras
Betadine em pomada e dérmico/biafine
Luvas
Paracetamol oral e em supositório (125 mg/250mg)/Ibuprofeno
Adesivos

ACESSÓRIOS
Sacos Cama
Lanternas/pilhas
Cobertores térmicos
Termos

PRODUTOS DE HIGIENE _ Crianças
Fraldas
Creme muda fralda
Toalhitas
Gel de Banho e Shampoo

OUTROS
Comida para animais

CRIANÇAS/MULHERES E HOMENS
Casacos
Polares
Luvas
Gorros
Roupa Interior Térmica
Golas